Estudantes da Etec de Pirituba participam de competição de conhecimento na Índia

Sete alunos da Escola Técnica Estadual Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, da Capital, foram selecionados para a 4ª International Youth Convetion on Commerce & Economics (IYCCE); competição envolve estudantes do Ensino Básico de diversos países

26 de outubro de 2017 9:00 am Etec

Alunos e professoras, durante o embarque no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos l Foto: Divulgação

Sete alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital, estão em Lucknow, na Índia, participando da 4ª International Youth Convetion on Commerce & Economics (IYCCE). A competição envolve aproximadamente 500 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de diversas partes do mundo.

Barbara Damasceno, Emily da Silva, Esther Gomes, Felipe da Silva, Felipe Souza, Ian Finotto e Joice de Melo foram selecionados para participar do evento ao conquistarem medalhas de ouro e prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. As professoras Erica Schmidt e Isabela Pinheiro acompanham os alunos.

Voltada para a economia, o empreendedorismo, a gestão de negócios e o marketing, a IYCCE segue conceitos do Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século 21, elaborado para a Unesco (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O documento propõe que a educação neste século se baseie em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

As passagens aéreas e a estadia dos estudantes e das professoras foram viabilizadas por doações da Latam Airlines Group e Magazine Luiza.

Bons de conta

Não é a primeira vez que estudantes das Etecs são selecionados para competições na Índia pelos resultados alcançados na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. No ano passado, alunos das Etecs Cônego José Bento, de Jacareí, e Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, participam do Festival Internacional de Ciências Quanta.

A própria Etec de Pirituba já havia enviado representantes ao Quanta em 2015, assim como a Etec Martin Luther King, também da Capital.

Compartilhe


Veja também