Estudante da Fatec Garça ganha bolsa para estudar no Canadá

William Saijo concorreu com 406 candidatos e foi selecionado para fazer curso de quatro meses no Saint Lawrence College; tetraplégico, cursa a segunda faculdade na unidade do CPS

22 de agosto de 2019 10:44 am Institucional

William Saijo foi selecionado para cursar disciplinas de inglês e ADS no Canadá | Foto: Divulgação

O aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), William Saijo, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Garça, embarca nesta quinta (22) com destino ao Canadá. Ele foi contemplado com uma bolsa de estudos de quatro meses, após participar de um processo de seleção da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS). “Na bagagem ele leva muita coragem e vontade de aprender”, afirma, com orgulho, a mãe, Amélia Nakashima, que o acompanhará nessa jornada, programada para durar até dezembro.

O jovem vai contar com o apoio da mãe porque é tetraplégico e tem os movimentos reduzidos. A limitação física, no entanto, nunca o impediu de estudar. Antes de ingressar no curso de ADS, ele se formou em Mecatrônica, também na Fatec Garça. Neste ano, se inscreveu no programa de bolsas do CPS e disputou com 406 candidatos uma das duas vagas para o Saint Lawrence College, localizado na cidade de Kingston, na província de Ontário, região centro-leste do Canadá. Com o intercâmbio, o estudante agregará experiência internacional ao seu currículo.

Entusiasmado, ele conta que vai se dedicar principalmente ao aperfeiçoamento do inglês — idioma indispensável aos profissionais da área de tecnologia. “Tenho um exame de proficiência agendado e depois posso escolher as disciplinas que vou cursar. Pretendo mesclar o inglês com as matérias correspondentes ao meu curso. O Canadá é referência na área de sistemas”, conta.  

Por conta do clima frio, ele acredita que as horas livres serão aproveitadas com atividades mais adequadas aos ambientes fechados, como videogames e seriados. Saijo manuseia equipamentos digitais com a ajuda de um mouse adaptado que funciona por movimentos de rolagem. 

O estudante demonstra muito interesse em saber melhor como vivem os canadenses. É a primeira vez que ele sai do País e admite que está curioso para conhecer outra cultura e, principalmente, ver de perto a paisagem de inverno com muita neve.

Compartilhe


Veja também