Estado abre mais de 9 mil vagas de Ensino Técnico

Um convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo abrirá 7.120 vagas para cursos técnicos em salas ociosas de escolas estaduais e […]

26 de maio de 2009 2:26 pm Fatec

Um convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo abrirá 7.120 vagas para cursos técnicos em salas ociosas de escolas estaduais e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), no segundo semestre de 2009 – até 2010, serão mais de 9 mil vagas. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais. As turmas terão início no dia 3 de agosto. Um processo seletivo específico para o preenchimento dessas vagas será aberto na próxima semana (dia 5/6).

Nos CEUs, serão abertas 600 vagas em dez unidades. Na rede estadual, o Governo vai oferecer 6.520 vagas em 74 escolas estaduais em 45 municípios. Serão 18 escolas na Capital, 13 na Grande São Paulo e 43 no interior. Em 2010, outras 23 escolas da rede estadual também devem oferecer o ensino técnico. Serão mais 2.145 vagas, totalizando 8.665 vagas, distribuídas em 97 escolas espalhadas por todo o Estado.

O anúncio foi feito pelo governador José Serra, nesta terça-feira, 26, na Escola Estadual Ministro Costa Manso, no bairro do Itaim Bibi, na Capital. A cerimônia contou com a presença do vice-governador, Alberto Goldman, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário estadual de desenvolvimento, Geraldo Alckmin, do secretário estadual de Educação, Paulo Renato Souza, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

“Este é um acordo muito importante para a expansão do Ensino Técnico no Estado de São Paulo”, comemorou Serra.

O Programa de Expansão da Educação Profissional Gratuita do Estado de São Paulo e o Programa de Expansão da Educação Profissional Gratuita nos CEUs funcionam no regime de classes descentralizadas. Em vez de construir uma nova escola técnica, criam-se turmas aproveitando a infraestrutura já existente. Cada escola estadual ou CEU trabalhará em conjunto com a Etec mais próxima, que será responsável pelos cursos. Outras unidades e cursos devem ser incluídos no futuro.

A Secretaria da Educação e a Prefeitura indicaram unidades com salas disponíveis, que foram vistoriadas para conferir as condições e avaliar adaptações necessárias para a instalação dos cursos técnicos. As reformas serão feitas pela Secretaria de Educação no caso das escolas estaduais, enquanto os laboratórios de informática e de gestão serão instalados pelo Centro Paula Souza.

“Sem construir nenhum prédio conseguimos oferecer mais de nove mil vagas”, explicou Alckmin.

Cada escola estadual abrirá até três turmas por semestre e oferecerá até três cursos técnicos. Ao todo, serão 12 habilitações, com duração de três semestres: Administração, Logística, Contabilidade, Secretariado, Marketing, Comércio, Jurídico, Seguros, Serviços Imobiliários, Informática, Informática para Internet e Redes de Computadores. Outros cursos estão em estudo para serem incluídos em 2010. As turmas terão 40 alunos.

Para os CEUs, valem os mesmos cursos das estaduais, mas outros também já estão sendo cogitados. As turmas da Prefeitura terão 30 alunos. As unidades participantes da parceria são: Jaçanã, Quinta do Sol, Parque Veredas, Lajeado, Capão Redondo, Vila Rubi, Vila do Sol, Paraisópolis, Alvarenga e Parque Anhanguera.

“Com este convênio vamos incluir milhares de jovens em um ensino profissional gratuito e de qualidade. Estamos garantindo empregabilidade e contribuindo para o desenvolvimento econômico de São Paulo”, disse Laura Laganá.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 5 de junho e seguem até as 15 horas do dia 19 de junho, apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa é de R$ 20. Nesse mesmo período estarão abertas 955 vagas para 11 unidades do Centro Paula Souza. Sete dessas escolas, que integram o Plano de Expansão para o Ensino Profissional, estão localizadas nos municípios de Aguaí, Caraguatatuba, Novo Horizonte, Piedade, Santa Isabel, São Paulo (no bairro do Belém) e Serrana. Ao todo serão 8.075 vagas (6.520 para as escolas da rede estadual, 600 vagas para os CEUs e 955 vagas para 11 unidades do Centro Paula Souza. A prova será no dia 12 de julho. Para inscrever-se, é preciso estar matriculado na 2.ª ou 3.ª série do ensino médio ou já tê-lo concluído.