Programa de extensão do Centro Paula Souza integra a Trilha de Empreendedorismo e Inovação e oferece formação online voltada ao desenvolvimento de modelos de negócios
Com carga horária de 40 horas, o curso da Escola de Inovadores é a primeira etapa da Trilha de Empreendedorismo da Inova CPS | Foto: Roberto Sungi
O programa Escola de Inovadores, do Centro Paula Souza (CPS), bateu um recorde em 2025: a iniciativa registrou o maior número de participantes de sua história, com mais de 34 mil selecionados para a 20ª edição do programa. Desde sua criação, foram mais de 117 mil participantes.
Voltado à formação em empreendedorismo, o curso de extensão é organizado pela Inova CPS e tem como foco a capacitação de pessoas interessadas em transformar ideias em modelos de negócios. A edição de 2025 ocorreu entre os meses de agosto e novembro, em formato online, com aulas ao vivo aos sábados pela manhã.
Com carga horária de 40 horas, o curso é estruturado em oito encontros semanais. As atividades são conduzidas por professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). As aulas gravadas ficam disponíveis em ambiente digital para consulta posterior dos participantes.
O conteúdo aborda temas como gestão empresarial, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, ideação, prototipagem e uso do modelo Canvas. Os participantes também recebem orientação para a elaboração de plano de negócios, considerando demandas do mercado e características da economia regional.
A Escola de Inovadores é a primeira etapa da Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS. Na fase seguinte, a Vitrine Inova CPS seleciona os 50 projetos com melhor avaliação para aprofundamento do modelo de negócios, com apoio de empresários, instituições públicas e representantes de ambientes de inovação. A etapa final é o programa Acelera Inova CPS, que reúne 20 projetos para mentorias voltadas à captação de recursos e desenvolvimento das startups.
Histórias de participantes que deram continuidade aos projetos após o curso estão disponíveis no podcast da Inova CPS, acessível nas plataformas digitais. Outras podem ser consultadas no site: inova.cps.sp.gov.br/escola-de-inovadores.