Ensino Médio integrado ao Técnico amplia oportunidades no mercado

Pesquisa aponta o CPS como referência na modalidade; atualização de currículos, formação continuada e adoção de novas metodologias conferem destaque às Etecs

26 de setembro de 2023 8:32 am Institucional, Qualidade de Ensino, Vestibulinho

CPS conta com 118 mil estudantes matriculados na modalidade, em uma das 227 Escolas Técnicas do Estado | Foto: Roberto Sungi

Ter aulas de contabilidade, gestão empresarial ou administração pública e aplicar esses conceitos na própria empresa, aos 16 anos, é a realidade de um estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga. A experiência de Kauan Cerqueira de Oliveira é um exemplo de como o ensino pode mudar uma vida.

Para ele, a escolha pelo Ensino Médio integrado ao Técnico de Administração se deu por interesse na área e pelo fato de o jovem vislumbrar a chance de ter mais conhecimentos para aplicar no negócio familiar, no setor de agro. “Eu trabalho com meus pais há alguns anos e, sem dúvidas, os conhecimentos práticos que tenho com meu curso ajudam a ter outra visão dos nossos negócios.”

Kauan explica que, além dos conteúdos aprendidos na Etec, ele ainda conta com o apoio dos professores para tirar dúvidas e trocar experiências. “Semanalmente, faço o balanço dos negócios com meus pais e, graças às minhas aulas de contabilidade, gestão empresarial e administração pública, já conseguimos ter menos gastos e otimizar a produção.”

Referência

A experiência do jovem reflete a conclusão da pesquisa do Itaú Educação e Trabalho intitulada Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de Ensino Médio Técnico no Brasil: o investimento na Educação Profissional e Tecnológica gera mais empregabilidade, rentabilidade e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país. Esse mesmo estudo indica o Centro Paula Souza (CPS) como instituição de referência na oferta da modalidade no território nacional.

Ao optar pelo Ensino Médio integrado ao Técnico, o estudante cursa todas as matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo em que conquista um diploma da formação profissionalizante.

Atualmente, o CPS conta com 118 mil estudantes matriculados na modalidade, em uma das 227 Escolas Técnicas do Estado de São Paulo. Somente para o primeiro semestre de 2023, o Vestibulinho das Etecs, processo seletivo que dá acesso às vagas nas unidades, registrou uma demanda média de 3,93 alunos por vaga ofertada.

Em conformidade com os apontamentos da pesquisa, o CPS registra uma média de empregabilidade de 77% de seus egressos. A oferta de cursos alinhada à demanda do setor produtivo e as constantes atualizações são alguns dos fatores que colaboram com o sucesso da jornada de ensino. “Todos os nossos cursos passam por uma revisão curricular em um período de até quatro anos, realizada em conjunto com professores especialistas e o mercado profissional”, comenta o coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo.

Além disso, a preparação para que o ensino seja uma referência passa pela inclusão da oferta de formação continuada aos docentes e pela adoção de novos modelos e metodologias pedagógicas. São estabelecidos ainda objetivos e metas anuais que, aliados às demais ações, geram uma cadeia dinâmica, que garante bons resultados. “É preciso reunir essas vertentes, ampliar o olhar para as formações oferecidas e analisar as características regionais que vão guiar a continuidade ou não de cada formação, em cada unidade”, reforça o coordenador.

Outro fator de sucesso está relacionado às equipes que atuam para que tudo funcione. Há uma equipe de supervisão regional, por exemplo, em contato direto com diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de curso, chegando aos professores. “Nós contamos com o empenho de um grupo de trabalho muito robusto, que nos permite fazer o acompanhamento de decisões e discussões de ponta a ponta.”

Inovação

Com base na premissa de inovação no ensino e buscando oferecer melhores oportunidades para o futuro dos egressos, as Etecs e as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) oferecem uma modalidade que permite aos estudantes cursar os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio, sem precisar prestar um novo vestibular e eliminando a sobreposição de conteúdo acadêmico: a Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

A modalidade foi a opção da estudante da Etec e Fatec Zona Leste, Natali Guimarães Paulino. Hoje a aluna está no último ano do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Eu queria ingressar no Ensino Médio integrado ao Técnico da Etec por saber da qualidade e pensando nas oportunidades que eu teria no mercado de trabalho, mas fiquei impressionada quando descobri que poderia ter três diplomas em cinco anos”, conta.

Natali faz parte de uma das três primeiras turmas do programa. No decorrer do curso, ela se apaixonou pela formação e comemora o trabalho na área, que julga ter conquistado graças às habilidades que conquistou nas aulas práticas. “Foi fundamental sair do Ensino Médio sabendo fazer um currículo, com conhecimentos para montar um perfil do LinkedIn, tendo o gostinho do que seria o mercado de trabalho.”

A vaga que a estudante ocupa hoje, em uma indústria química, foi bastante disputada. “Eu já tinha uma boa base do perfil que eles buscavam e acredito que Ensino Médio integrado ao Técnico te dá vantagens no mercado.”

Vestibulinho

O interessado em fazer o Ensino Médio em uma Etec deve ficar de olho no período de inscrição para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2024. O prazo começa em 2 de outubro e vai até 8 de novembro. O valor da taxa é de R$ 34. O exame será no dia 10 de dezembro.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.

Compartilhe


Veja também