Enem e inclusão são temas do 1º Simpósio do Ensino Médio

A coincidência entre a data de divulgação dos resultados do Enem e o início do 1º Simpósio do Ensino Médio – Reflexões e Práticas, do Centro Paula Souza, fez com que o assunto tenha sido o […]

22 de julho de 2010 5:02 pm Etec

A coincidência entre a data de divulgação dos resultados do Enem e o início do 1º Simpósio do Ensino Médio – Reflexões e Práticas, do Centro Paula Souza, fez com que o assunto tenha sido o foco das discussões no primeiro dia de evento. Cerca de 360 diretores, coordenadores e professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estiveram reunidos nos dias 21 e 22 de julho na Etec Vasco Venchiarutti, em Jundiaí, para debater vários temas referentes ao Ensino Médio.

Nesta quinta-feira, 22, o Enem volta à pauta com a palestra de Maria Inês Fini, que participou da criação do exame e atualmente é assessora especial de currículo e avaliação da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Outro destaque do dia seria a mesa “Políticas públicas e sociedade civil – questões étnico-sociais na escola”, com participação de Daniel Teixeira de Lima, da Etec Cepam, e de Ângela Bernardes, da Fundação Gol de Letra.

“De 1998 para cá, o Enem tentou tirar o foco das disciplinas e colocar nas competências pessoais, ou seja, na capacidade de o aluno mobilizar o que sabe para realizar o que deseja”, afirmou o palestrante Nilson José Machado, professor da USP, no primeiro dia do Simpósio. “As Etecs se destacaram no exame mais uma vez, porque o Centro Paula Souza trabalha muito bem o Ensino Médio. É importante realizar um Simpósio como este, para que os professores conversem sobre o que fazem. Isso gera reflexão”, completa Machado.

Elaine Piccino, coordenadora do evento, conta que a ideia do Simpósio surgiu a partir do trabalho de capacitação com professores, “escutando as experiências e os problemas de cada Etec”. “Recebemos mais de 90 trabalhos para serem apresentados no Simpósio nos formatos pôster e relato de experiência. Selecionamos 62, divididos em áreas como gestão escolar, práticas interdisciplinares, projetos (trabalhos de conclusão de curso), filosofia e sociologia, e sustentabilidade”, conta Elaine.

Durante sua apresentação, o professor da USP Luis Carlos Menezes afirmou que “o Centro Paula Souza já deu passos importantes” para rever a estrutura do Ensino Médio. Ele utilizou exemplos do dia-a-dia para falar de temas que, segundo ele, geralmente são ensinados de forma burocrática: “o pH da água impresso neste copinho de plástico pode ser um bom ponto de partida para discussões sobre logaritmo, enquanto o funcionamento deste microfone está diretamente relacionado com a rádio frequência”.

Para ver a programação completa, clique aqui.

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