Em 10 anos, CPS dobra vagas e inscritos no curso de gastronomia

Entre 2013 e 2023, perfil do aluno também mudou e hoje é possível encontrar estudantes de 14 a 70 anos que buscam profissionalização e oportunidades

10 de maio de 2023 10:47 am Etec, Institucional

Formação técnica tem duração de dois semestres e está disponível em 18 Escolas Técnicas Estaduais | Foto: Roberto Sungi

O desejo de trabalhar como auxiliar ou chef de cozinha vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. É o que mostra um levantamento feito pelo Centro Paula Souza (CPS). Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 132,5% no número de vagas oferecidas no curso técnico em Gastronomia. Se no primeiro semestre de 2013 havia 400 vagas em nove Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), em 2023 esse número saltou para 930 vagas em 18 escolas.

Entre os vários motivos que provocaram essa mudança está a popularização dos realities shows de gastronomia. “Sempre tivemos uma demanda boa no nosso curso de gastronomia, mas depois da explosão dos programas, acredito que muitas pessoas, por terem chefes renomados como ídolos, começaram a se interessar mais pelo curso”, comenta Bruna Fiore, Coordenadora de Projetos do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do CPS.

Bruna conta que hoje o perfil do aluno é bem diverso. “Temos alunos entre 14 e 70 anos. Há os que estão cursando o Ensino Médio Integrado ao Técnico e aqueles que já têm alguma graduação ou até uma pós e decidiram mudar de carreira.”

“Conseguimos perceber uma mudança no perfil dos alunos, principalmente após a troca no nome do curso de Técnico em Cozinha para Técnico em Gastronomia”, comenta Willian Estevão, coordenador do curso e professor da Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí.

A mudança aconteceu seguindo as alterações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). O Centro Paula Souza, por intermédio do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC), foi convidado a integrar a equipe do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, do Ministério da Educação (MEC), que debatia as mudanças. “O movimento começou em 2020 e foram realizados vários estudos sobre do perfil profissional técnico em Gastronomia, como atribuições competências e habilidades que esses estudantes deveriam desenvolver ao longo do curso e da formação profissional”, pontua Bruna.

Ana Amélia Ramada, aluna do curso de Gastronomia na Etec Benedito Storani, conta que trabalha no ramo da confeitaria e já havia feito alguns cursos na área, mas conta que sentia falta de um certificado “de peso”. “Em todos os cursos que fiz, meus professores me incentivaram a cursar a Etec e eles estavam corretos. Hoje, além de estudar, eu também trabalho em casa com confeitaria. O curso me ensinou a ter uma produção padronizada, a manipular alimentos com segurança e a empreender.”

Já a ex-aluna Cristine Franca Cardoso conta que a Gastronomia foi uma consequência em sua vida. “Eu trabalhava em departamento pessoal há mais de 20 anos e sempre entre um emprego e outro fazia alguns cursos de doces para vender para fora. Então chegou uma época que quis fazer um curso técnico. Escolhi o Técnico em Cozinha, como era chamado na época, pois era o que eu gostava mais de fazer.”

Durante uma visita técnica que faz parte da grade curricular, Cristine que se formou como técnica em gastronomia, teve a oportunidade de mudar de área e trabalhar na cozinha de um restaurante da região. “Fiquei três anos naquele emprego. Há sete meses passei em um concurso e assumi a cozinha da rede pública de ensino municipal de Jundiaí. Além dos cursos técnicos, ingressei na graduação em gastronomia e almejo em breve estar lecionando na Etec”, finaliza.

Processo seletivo das Etecs está com inscrições abertas

Quem deseja estudar em uma Escola Técnica Estadual (Etec) no segundo semestre de 2023, são 550 vagas disponíveis para o Curso de Gastronomia em 14 unidades do Centro Paula Souza. Para participar do Vestibulinho, o interessado deve se inscrever exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até as 15 horas do dia 15 de maio. O valor da taxa é de R$ 33. A prova será no dia 4 de junho.