Diversidade está aumentando nas Etecs e Fatecs

Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus a candidatos afrodescendentes que disputam uma vaga nas Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia estaduais e contribui para um ambiente acadêmico mais inclusivo

19 de novembro de 2021 11:18 am Etec, Fatec, Institucional, Relatório Socioeconômico

Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus a afrodescendentes que disputam vagas nas Etecs e Fatecs | Foto: Divulgação

Mais de 30% dos aprovados nos processos seletivos para as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais no primeiro semestre de 2021 são afrodescendentes. O percentual vem crescendo e é reflexo da política de ação afirmativa do Centro Paula Souza (CPS), que adota o Sistema de Pontuação Acrescida como critério de inclusão para ingresso em suas unidades de ensino. Esse mecanismo concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública – caso o candidato esteja nas duas situações, recebe 13%.

Em 2008, o Relatório Socioeconômico, produzido pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos do CPS, apontou que, entre os ingressantes nas Fatecs, 23% eram afrodescendentes. No Vestibular do primeiro semestre, dos 6.147 aprovados, 1.417 se autodeclararam dessa forma.  

Já no último levantamento da FAT, o percentual de calouros autodeclarados afrodescendentes foi de 32,8%. Do total de aprovados no Vestibular do primeiro semestre de 2021 (17.938), 5.870 se identificaram assim.   

Para o diretor do Departamento Pedagógico da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), André Braun, o sistema de pontuação acrescida do Vestibular garantiu à comunidade acadêmica um ambiente mais inclusivo e mais representativo da sociedade brasileira. “A pontuação expressa uma ação afirmativa de política social que promove a democratização e a inserção de candidatos afrodescendentes no Ensino Superior, promovendo a igualdade de oportunidades para a formação profissional de todos”, afirma o docente.

Nas Etecs, a evolução também vem ocorrendo, no mesmo período. Entre os ingressantes no primeiro semestre de 2021, 24.045 eram afrodescendentes ou 32,2% do total de aprovados. No Vestibulinho do primeiro semestre de 2008, esse número foi de 13.958 ou 30%

Segundo o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo, o aumento da pontuação para afrodescendentes e o não pagamento das inscrições dos candidatos de família cadastradas em programas sociais contribuiu significativamente para a inclusão desses segmentos nas Etecs. “Esse ambiente mais diverso é positivo para o aprendizado, estimulando competências como empatia, solidariedade e cooperação”, afirma.    

O CPS preza pelo respeito à diversidade. Para orientar professores, funcionários e estudantes no combate à discriminação, a instituição publicou o Guia de Comunicação Inclusiva com sugestões de como se comunicar evitando o preconceito racial, social e de gênero.     

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