‘Dicas de milhões’ para conquistar uma vaga no Vestibulinho das Etecs

Preparação é a chave do sucesso para se classificar no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais para o primeiro semestre de 2024; exame será aplicado em 10 de dezembro

5 de outubro de 2023 10:35 am Vestibulinho

Inscrição para o Vestibulinho das Etecs deve ser feita pela internet, até 8 de novembro | Foto: Roberto Sungi

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) já tem data marcada! Em 10 de dezembro, milhares de candidatos realizam o exame que é a porta de entrada para os cursos do Ensino Técnico, Médio integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Especialização Técnica. Para obter sucesso na classificação, o candidato deve se preparar com antecedência. Confira abaixo dicas valiosas para ter um bom desempenho.

A prova

O exame para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e para as demais formas de ingresso no Ensino Médio (Integrado ao Técnico, AMS, diferentes itinerários formativos) tem duração de quatro horas. Os candidatos devem responder a 50 questões-teste, cada uma valendo um ponto, com cinco opções de respostas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma é correta.

Já a prova para as vagas remanescentes, que dão acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico, é constituída de 30 questões-teste, também com cinco opções de respostas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma é correta.

Mais informações sobre o Vestibulinho das Etecs:

• A prova avalia conhecimentos nas principais matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, incluindo Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza;
  • As questões não são separadas por disciplinas, podendo ser multidisciplinares ou específicas;
  • Valores e ações que promovam uma sociedade mais humana, justa e sustentável são avaliados, exigindo atenção a temas atuais relacionados a esses tópicos;
  • As questões abordam competências como interpretação de diversos tipos de texto, aplicação de conhecimentos do Ensino Fundamental para resolver problemas, análise crítica de argumentos, reconhecimento de diferentes formas de linguagem e avaliação de ações de acordo com critérios estabelecidos.

O Centro Paula Souza (CPS), que administra as Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), disponibiliza provas e gabaritos de exames passados, que podem ser usados para prática e familiarização com o estilo do exame – acesse aqui.

Hora de estudar

Somado ao aprendizado da escola, também é indicado que os interessados no processo seletivo dediquem um tempo extra de estudo. A supervisora da Gestão Pedagógica das Etecs, Amneris Ribeiro Caciatori, comenta que para estudar em casa é preciso entender o que é possível, para então definir prioridades. Ela destaca ainda as seguintes orientações para uma rotina de aprendizagem eficaz:

• Monte um cronograma estabelecendo horários e o tempo que será dedicado exclusivamente ao estudo;
  • Coloque metas de curto prazo, pois assim vai gerar motivação ao ver os resultados alcançados. Um checklist pode funcionar bem para ter esse controle;
  • Dê preferência para estudar em dias de semana, não ultrapassando duas horas seguidas de estudos. Quando se estuda sozinho é mais fácil se distrair ao passar desse limite de tempo;
  • Defina quais são os conteúdos para os quais você vai dar prioridade no período disponível;
  • Aposte em resumos e esquemas visuais, pois eles ajudam a facilitar a compreensão e a memorização dos conteúdos mais desafiadores;
  • Quando possível, escolha um ambiente tranquilo, iluminado e arejado, que favoreça a sua concentração.

Psicológico como aliado

Além da preparação dos conhecimentos, a psicóloga e professora de Ética da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, Rosemeire de Fátima Ferraz, comenta que o cuidado com a saúde física e mental é indispensável para que o aluno alcance bons resultados no Vestibulinho das Etecs. Confira algumas estratégias que a profissional indica para fazer com que a rotina de estudos seja um momento mais prazeroso:

• Quando possível, marque para estudar com amigos que tenham o mesmo objetivo que você. Estudar em grupo traz alegria e facilita o processo de aprendizagem e memorização;
  • Faça pequenas paradas ao longo do dia, estique o corpo e tente praticar algumas técnicas de respiração, estas ações são importantes para oxigenar o cérebro e promover um melhor desempenho cognitivo;
  • Estude nos horários em que você se perceba mais alerta. Caso sinta sono durante os estudos, a dica é fazer uma pausa ou alguma atividade rápida que te ajude a despertar.

Vestibulinho 2024

O interessado em estudar em uma Etec deve ficar de olho no período de inscrição para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2024. O prazo vai até as 15 horas de 8 de novembro. O processo deve ser feito, exclusivamente, pela internet. O valor da taxa é de R$ 34.

Esclarecimentos sobre o processo de inscrição, os requisitos para cada modalidade e a documentação necessária, podem ser conferidos na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.