Dia da Mulher | Jovem trilha carreira de sucesso em área masculina

Nayara de Azevedo Leal sempre orbitou universo dos computadores; na Fatec Registro desde 2022, vem somando vitórias em disputados torneios de tecnologia

8 de março de 2024 8:25 am Fatec

Nayara com a mãe, Sandra, que hoje também é aluna da Fatec Registro: novas tecnologias no horizonte | Foto: Divulgação

No terceiro ano do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Registro, a estudante Nayara de Azevedo Leal coleciona feitos marcantes em sua trajetória na graduação. Além de conquistar uma disputada certificação AI-900 da Microsoft, Nayara teve um artigo publicado no Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep), da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 2023.

Ao lado dos colegas Diogo Kawaguchi Rosa e Vinícius da Silva Costa, Nayara ficou em segundo lugar na etapa nacional do torneio Huawei ICT Competition, em dezembro de 2022. Apenas 13 instituições de todo o Brasil haviam chegado à fase final da disputa. Já na fase que envolveu projetos de toda a América Latina, os jovens terminaram a competição na quarta posição. A colocação pode não ter rendido ao grupo um lugar na etapa mundial do torneio, realizada na China, mas é motivo suficiente de orgulho para a Fatec e para a cidade.

Nayara já havia se formado técnica em Informática na Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro quando a Fatec foi implantada na cidade, em 2022. “Meu Deus, eu preciso muito fazer esse curso”, ela conta, ao se recordar do impacto dessa chegada.

Hoje, a estudante poderia dizer que marcou seu nome na instituição. Poderia, mas não diz, porque não é de alardear os seus feitos. Quem conta sobre as realizações da aluna é o coordenador de curso Fred Barbosa, que a acompanha desde que era aluna da Etec.

Meninas unidas

“Nayara vem se dedicando muito”, conta o professor. Depois de elencar todas as conquistas citadas acima, ele discorre sobre a atuação da aluna à frente de eventos criados na unidade. “Ela é participativa, proativa e nos ajuda muito”, descreve.

Isso porque ela quase achou que tinha ingressado no curso errado. “Eu era apaixonada por hardware, pelos componentes físicos do computador”, recorda-se. “Para minha surpresa, o curso da Fatec era de software, de programação. Mas acabei amando hardware ainda mais”, diz.

Filha única, não teve o exemplo ou incentivo de um irmão mais velho para ingressar em uma área ainda considerada masculina. “Somos minoria na Fatec, mas são as meninas que ocupam metade das melhores colocações. Estamos sempre juntas, somos muito unidas”, conta.

Aos 25 anos, Nayara pensa em cursar mestrado nas áreas de inteligência artificial ou sistemas embarcados. Acompanha de perto os editais da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), também do Centro Paula Souza (CPS), em busca de uma extensão no exterior. E conta com uma nova colega: a mãe, Sandra Azevedo, de 43 anos, agora aluna do curso de Gestão Empresarial na modalidade de Educação a Distância (EaD).

“Nayara faz mais do que nós esperamos – e faz muito bem”, resume Barbosa.