Mecânica: Processos de Soldagem

Os diferentes tipos de processos de soldagem (união ou revestimento de peças) de metais e materiais não ferrosos (como vidros, plásticos e materiais compostos). Matemática, cálculo, física, química, elétrica, mecânica, metalurgia e informática são disciplinas básicas para a compreensão do curso. O aluno também aprende corte dos materiais e revestimentos, processos de fabricação, desenho técnico e tratamento térmico, entre outros. Noções de direito empresarial e administração, gestão ambiental, segurança do trabalho e inglês completam a grade curricular.

Duração/Semestre

6 semestres

Área de
Atuação

Planeja e supervisiona o processo de soldagem de diversos tipos de materiais metálicos e não metálicos. Define, por exemplo, qual é o tipo de processo mais adequado para cada material e calcula o custo dos procedimentos indicados. Especifica os equipamentos; orienta a seleção e o treinamento de soldadores, acompanhando o seu desempenho; analisa os conjuntos soldados, controlando a qualidade. Planeja e coordena ensaios em laboratório; supervisiona mão de obra, material, equipamento e segurança. Pode dedicar-se ao ensino e à pesquisa, bem como realizar vistoria e avaliação. O uso de novas tecnologias leva a indústria a buscar profissionais capacitados para lidar com processos de soldagem em materiais de última geração. Atualmente o mercado tem dificuldade de encontrar profissional com essa qualificação, o que dá ao tecnólogo boas oportunidades de trabalho e salário.

Onde
Trabalhar

Indústrias de base, metalomecânica, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos. Como empreendedor, pode abrir sua própria empresa de consultoria ou prestadora de serviços especializados em projetos que requeiram condições específicas de durabilidade, confiabilidade, proteção ao meio ambiente e economia de recursos.

Onde
Estudar

São José dos Campos  -  Pindamonhangaba Fatec Pindamonhangaba Ribeirão Preto  -  Sertãozinho Fatec Sertãozinho – Deputado Waldyr Alceu Trigo Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec Itaquera – Prof. Miguel Reale