Foto: Lifestylememory – Freepik
Matemática, física, eletricidade, eletrônica e mecânica são disciplinas básicas para o acompanhamento do curso. O aluno vai aprender sobre os materiais de construção mecânica, resistência de materiais, processos de fabricação, sistemas hidráulicos e pneumáticos, manutenção de instalações industriais, manutenção de máquinas, sistemas de gestão da manutenção, entre outros assuntos.
6 semestres
Gerencia a estratégia de manutenção de uma indústria. Acompanha e coleta dados dos indicadores de manutenção do maquinário industrial, faz levantamentos, busca tendências e elabora estatísticas do funcionamento e produção do parque tecnológico de uma empresa. Determina o cronograma de manutenção e o tipo (preventiva, preditiva, corretiva, etc.), incluindo a decisão de paralisar o funcionamento de uma máquina e por quanto tempo. As indústrias estão investindo na manutenção de máquinas para prolongar a vida útil dos equipamentos e poupar recursos. Como um analista do processo produtivo, esse profissional tem um amplo mercado de trabalho, uma vez que pode atuar em qualquer área da indústria, em busca de uma manutenção planejada para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos/processos.
Em todos os tipos de indústrias que tenham o setor de manutenção além das empresas especializadas em manutenção industrial. O tecnólogo também pode seguir carreira acadêmica ou abrir seu próprio negócio, como uma empresa de manutenção ou uma consultoria.