Foto: fsHH – Pixabay
Matemática, física e informática são fundamentais para o curso e servem como base para outras disciplinas. O aluno vai aprender ainda sobre navegação, arquitetura naval, funcionamento de motores e características dos materiais utilizados na construção de embarcações, por exemplo, resistência hidrodinâmica, capacidade de flutuação e estabilidade. Há ainda desenho técnico, gestão de pessoas e inglês.
6 semestres
É responsável por acompanhar a construção de embarcações. Cuida da execução do projeto, determina o espaço necessário para a construção, planeja e gerencia a aquisição de materiais, controla a qualidade, supervisiona a equipe de montagem de equipamentos e monitora a instalação de motores, casco e hélices. Faz vistoria e análises de embarcações, além de testes de navegação. Também pode atuar com certificação de embarcações, inspecionando normas técnicas e de segurança, e com sociedades classificadoras, realizando vistorias e fiscalizações de embarcações segundo normas internacionais.
Em estaleiros, empresas certificadoras da área de navegação, companhias de navegação, Marinha, indústria de construção naval e sociedades classificadoras. A maioria das vagas no setor está no Rio de Janeiro, Manaus e na região Sul do País.