Automação e Manufatura Digital


Descrição

O aluno vai aprender a conceber a ideia de um produto, desenhá-lo em softwares específicos, estudar os processos de seleção de materiais, manufatura, ferramentas e fornecedores. O objetivo é reduzir os ciclos de produção, aumentar a produtividade e, consequentemente, reduzir custos. Os conceitos e as ferramentas para o gerenciamento do ciclo de vida do produto são a essência do curso de Automação e Manufatura Digital, para o qual o conhecimento de disciplinas básicas como informática, física e matemática são essenciais. A graduação atende a uma demanda do mercado por profissionais que utilizem a tecnologia para o aprimoramento dos processos produtivos e do desempenho de produtos. O curso foi implantado em parceria com empresas da região do Vale do Paraíba, entre elas Siemens e Embraer.

Atuação

Atua no segmento da inteligência de projetos, no planejamento e na gestão do ciclo de vida de um produto. Trabalha em todas as etapas do processo, da concepção à definição do tipo de linha de produção. É responsável pela estruturação de linhas de produção automatizadas, integrando tecnologias de diversas áreas do conhecimento e também equipes de produção, com o objetivo de alcançar mais produtividade, menos perdas e maior eficiência de recursos.

Onde Trabalhar

Por atuar no aperfeiçoamento do processo industrial, esse profissional tem um amplo mercado de trabalho, do setor aeroespacial e de defesa à indústria de transportes e produtos de consumo, incluindo automotiva, eletrônica e de energia. Como empreendedor, pode abrir sua própria consultoria ou empresa. Pode ainda atuar em pesquisas acadêmicas.

Onde estudar

Fatec São José dos Campos – Prof. Jessen Vidal