Automação Industrial

A automação é uma tecnologia que utiliza sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle da produção industrial. Por isso, física, eletricidade e cálculo são disciplinas fundamentais para o curso, assim como eletrônica analógica e digital.

O aluno vai aprender a programar máquinas e microcontroladores, que são microprocessadores especializados para automação e controle de processos industriais. Estuda também o funcionamento de máquinas elétricas e das instalações elétricas industriais, além da aplicação dos conhecimentos de robótica e robôs para automatizar e otimizar a produção.

A automação permite aumentar a eficiência e a produtividade, melhorando a competitividade. Os cursos Automação Industrial e Mecatrônica Industrial têm semelhanças. No entanto, enquanto Mecatrônica Industrial dá mais ênfase à mecânica, Automação Industrial tem foco na eletrônica.

Duração/Semestre

6 semestres

Área de
Atuação

É responsável por definir e desenvolver soluções sem a interferência humana – ou seja, com uso de máquinas. Realiza automações nos mais variados sistemas industriais, desde um simples equipamento até a automatização de toda planta fabril.

O tecnólogo vai determinar, por exemplo, se é necessário utilizar uma esteira para transportar produtos de um ponto a outro da fábrica ou um braço mecânico para realizar tarefas de precisão. O profissional trabalha para a modernização dos processos, planejando e supervisionando a instalação de equipamentos de automação e sua manutenção. Pode atuar também na programação de máquinas.

Onde
Trabalhar

Indústrias de todos os setores, como metalúrgicas, automobilísticas, petroquímicas, siderúrgicas, farmacêuticas, cosméticas, alimentícias, de mineração e de geração de energia. Pode atuar também em instituições de ensino e pesquisa. Como empreendedor, o tecnólogo pode abrir sua própria consultoria, por exemplo.