Curso Mooc para aprender a ser feliz é opção no Dia da Felicidade

Lançado em 2018, curso a distância oferece 12 horas de aulas gratuitas que podem ser vistas a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo

18 de março de 2022 8:19 am Institucional

Aulas gratuitas estimulam escolhas que ofereçam mais felicidade à vida pessoal e profissional Foto: Lidya Nada/Unsplash

Felicidade no dicionário é sensação real de satisfação plena; estado de contentamento, de satisfação. Condição da pessoa feliz, satisfeita, alegre, contente. A palavra simboliza um dos principais objetivos da humanidade, além de ser tema de estudo de filósofos, psicólogos, teólogos, e inspirar inúmeras manifestações artísticas. Existe até o Dia Internacional da Felicidade, celebrado em 20 de março. Mas, será que é possível aprender a ser feliz? O curso livre Mooc Felicidade, oferecido de forma gratuita pelo Centro Paula Souza (CPS), mostra que sim.

De forma interativa, a formação é baseada em psicologia positiva, que estimula o aluno a buscar caminhos que oferecem mais felicidade à vida pessoal e profissional. Inspirado em projetos de grande aceitação em universidades norte-americanas, como Harvard e Yale, o curso traz temáticas como bem-estar, vida plena, relacionamentos, equilíbrio, valores pessoais, carreira profissional, altruísmo e ciência da felicidade.

O material fica disponível na plataforma online de Ensino a Distância (EaD) e tem duração de 12 horas, divididas em quatro aulas. Desde o lançamento, em novembro de 2018, mais de 22,5 mil já assistiram às videoaulas. Uma curiosidade é que o curso teve aumento de 110% no número de inscrições após o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, quando registrava 10,7mil alunos.

O Mooc Felicidade pode ser acessado a qualquer momento, sem a necessidade de processo seletivo, é preciso apenas fazer a inscrição. Ao final do curso, o aluno realiza uma avaliação online para emissão de certificado.

Outros cursos livres online na modalidade Mooc podem ser acessados aqui e o CPS disponibiliza também microcursos online.

Dia Internacional da Felicidade

O Dia Internacional da Felicidade, celebrado mundialmente em 20 de março, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 de junho de 2012. A ideia surgiu baseada na iniciativa do Butão, país asiático que leva o título de ter uma das populações mais felizes do mundo e mede a riqueza do país com base na Felicidade Interna Bruta (FIB).

A finalidade da data é promover a ideia de que a felicidade é um objetivo humano fundamental.

Compartilhe


Veja também