Curso ensina o uso e a manutenção de impressora 3D

O Centro Paula Souza oferece treinamento online, com certificação, para uso de impressora 3D; as inscrições encerram em 14 de agosto

21 de julho de 2022 4:49 pm Etec, Fatec

O curso de capacitação para uso de impressora 3D será aberto a toda a comunidade | Foto: fabrikasimf/Freepik

Até maio deste ano, o Centro Paula Souza (CPS) adquiriu e distribuiu para cada unidade das 224 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 75 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) uma impressora 3-D.  Para que as máquinas sejam utilizadas adequadamente, a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) preparou para alunos, professores, coordenadores e servidores um treinamento que vai da retirada do equipamento da caixa à sua utilização e manutenção.

O curso Capacitação para Utilização de Impressora 3D será aberto também à comunidade – a inscrição vai até 14 de agosto; o acesso é liberado no dia 15 de agosto. A carga horária de seis horas inclui as informações necessárias ao uso do software Cura, um dos mais utilizados com essas máquinas.

Peças produzidas em pouco tempo

Algumas unidades do CPS já fazer uso de impressoras 3D, o que inclui adaptações em drones para transporte de soro antiveneno e fertilização de áreas verdes. Thaís Lari Braga Cilli, coordenadora de projetos da Cesu, lembra que mesmo nas Etecs agrícolas o uso do equipamento é inestimável. “É possível produzir, em curto espaço de tempo, a peça danificada de um mecanismo”, exemplifica.

O fabricante produziu e cedeu o vídeo de treinamento ao qual o CPS acrescentou a abertura e, ao final, uma avaliação para quem estiver interessado na certificação. “É um vídeo de altíssima qualidade, muito bem editado”, avalia Thaís, que criou também um fórum de dúvidas para qualquer questão que ainda reste ao aluno.

Para obter a certificação, é preciso concluir o treinamento e a avaliação até o dia 31 de outubro.

Inscrições: even3.com.br/impressora3dfatec

Compartilhe


Veja também