Filtro de Daltonismo

Centro Paula Souza renova parceria com programa Mulheres Mil

Objetivo da iniciativa é promover igualdade de gênero e combater violência contra mulher, por meio de cursos de qualificação profissional e acesso ao trabalho

29 de agosto de 2024 11:35 am Institucional

CPS obteve 100% de efetivação nas matrículas e 70% de conclusão nos cursos de Assistente Administrativo e Vendedor | Foto: Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS) foi contemplado com 160 vagas na Capital e no município de Serrana para o programa Mulheres Mil, do Governo Federal. Lançada em 2023, a iniciativa tem o objetivo de promover a igualdade de gênero em diversas esferas da vida: educação, trabalho, saúde, cultura, participação política e tomada de decisões.

“Essas localidades foram escolhidas devido às altas taxas de vulnerabilidades já identificadas e ao trabalho local realizado pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais”, conta Marisa Souza, coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do CPS.

Ao todo, serão atendidas oito turmas, com 20 vagas cada uma, nos cursos de Assistente Administrativo e Vendedor, com duração de 160 horas. Cada participante terá direito a assistência estudantil que pode chegar a R$ 800 caso não tenha nenhuma falta, além do acompanhamento integral de um instrutor titular e um profissional de apoio de coordenação. As mães ainda contam com apoio de recreação durante o período de aulas caso precisem levar os filhos.

“O suporte é responsável por realizar atividades lúdicas e pedagógicas que estimulam o desenvolvimento dos filhos das alunas. Essa atuação foi imprescindível para que as mães continuassem nos cursos, pois muitas não tinham com quem deixar os filhos para realizar alguma qualificação profissional”, explica.

As unidades de ensino selecionadas para atendimento do programa, de acordo com os trabalhos que já eram realizados nas comunidades locais e seguindo as demandas presentes nas regiões, foram a Etec Ângelo Cavalheiro, de Serrana; e as Etecs Takashi Morita, Sapopemba e Itaquera II, da Capital.

Sucesso comprovado

Desde o primeiro ciclo do projeto, no ano passado, o CPS obteve taxa de efetivação de matrículas de 100% para os cursos de Assistente Administrativo e Vendedor, com uma taxa de conclusão superior a 70%, o que gerou a promessa de 545 novas vagas para 2025.

As principais diretrizes do programa são possibilitar acesso à educação, contribuir para redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres, promover a inclusão social, defender a igualdade de gênero, combater a violência contra mulher, promover o exercício da cidadania e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mundo do trabalho.

Compartilhe


Veja também