CPS promove Seminário de Prevenção ao Suicídio

Encontro online começa nesta quarta-feira (15) e segue até quinta (16) com palestras de especialistas sobre temas para reflexão a respeito do Setembro Amarelo e a importância da valorização da vida

15 de setembro de 2021 10:02 am Etec, Fatec, Institucional

Haverá palestras com especialistas sobre valorização da vida, saúde mental e perigos do pensamento suicida | Foto: Reprodução

Começa nesta quarta-feira (15), às 19 horas, o primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Centro Paula Souza (CPS). O evento online tem duração de dois dias e vai abordar temas para reflexão sobre o Setembro Amarelo e a importância da valorização da vida. Haverá palestras com especialistas sobre cuidados consigo e com os outros, saúde mental e perigos do comportamento suicida. O encontro é voltado à comunidade das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de qualquer pessoa interessada. A abertura contará com a presença da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, e a transmissão será feita pelo canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) no Youtube.

Na oportunidade será anunciado o projeto Emoções e Sentimentos, que envolverá professores do CPS, com formação em Psicologia ou Psicopedagogia, para acolhimento de estudantes com dificuldade de aprendizagem.

Para a coordenadora de projetos de Psicologia do CPS, Rosemeire Ferraz, o evento auxiliará os profissionais de educação a compreender o sofrimento de pessoas em estados depressivos. “A prevenção ao suicídio é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas, com o objetivo de fortalecer o entendimento dos jovens sobre como lidar com as emoções. Além disso, o professor pode executar um papel fundamental para escutar, acolher e até mesmo indicar tratamento para estudantes que apresentem fragilidades emocionais”, diz.

Programação:

Dia 15

As práticas dos comportamentos suicidas, a partir de casos reais
Diógenes Munhoz – major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, bacharel em Direito, engenheiro civil, mestre em Ciências Policiais e diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps).

Pulsão de vida e pulsão de morte, segundo a Psicanálise
Silvia Martinelli – psicanalista associada à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.   

Dia 16

Elaboração dos lutos, abordagem psicológica
Erica Hokama – psicóloga, doutora e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista, especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Arte e cultura para a valorização da vida
Rosana Junqueira – graduada em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, pós-graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2013, faz a gestão da Associação Arte Despertar. 

Serviço
1º Seminário de Prevenção ao Suicídio do CPS
Data: 15 e 16 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Youtube (dia 15 e dia 16)

Compartilhe


Veja também