CPS promove ação para tornar funcionário ‘ouvidor por um dia’

Por meio de dinâmica realizada com casos reais, evento simulou a experiência de trabalho na Ouvidoria e mostrou que esse departamento depende da conexão entre todas as áreas da instituição

4 de setembro de 2019 4:57 pm Institucional

O ouvidor Daniel Serafim coordenou o workshop realizado com funcionários para celebrar os 20 anos do departamento | Foto: Divulgação

Para celebrar os 20 anos de sua Ouvidoria, o Centro Paula Souza (CPS) realizou nesta semana o workshop Ouvidor Por um Dia. O evento contou com dinâmica para mostrar aos servidores como funciona o canal direto com o cidadão. “O objetivo foi demonstrar o serviço como ferramenta estratégica para trazer as pessoas para dentro da instituição, conhecer suas necessidades e melhorar a educação profissional pública com uma gestão de qualidade”, afirma o ouvidor Daniel Serafim.

O chefe de gabinete do CPS, Armando Natal Maurício, participou do workshop e ressaltou que eventos como esse podem proporcionar aos participantes uma visão ampliada sobre as atribuições da ouvidoria. “Para que a área tenha um bom desempenho, é essencial que todos saibam como repassar informação e se comunicar com o setor”, afirmou. A ouvidora da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Denise Iunes, também prestigiou o evento.

Em duas décadas de existência, a Ouvidoria do CPS recebeu 53.168 solicitações, sendo 28.855 pedidos de informação, 18.571 reclamações, 2.518 expressões livres, 1.959 denúncias, 859 sugestões e 406 elogios.

Durante a dinâmica, os participantes foram divididos em quatro equipes para cumprirem alguns desafios. A proposta era colocá-los diante de uma situação real e, por meio do exercício, simular todos as etapas do atendimento. Cada grupo recebeu um caso, desenvolveu uma análise e propôs uma sugestão de encaminhamento do processo. As apresentações foram compartilhadas pelas equipes e comentadas pelos mediadores da dinâmica.