CPS e Brazucah promovem cinco palestras sobre cinema

Programação tem palestras sobre figurino, educomunicação, cinema e memória, povos tradicionais e música no cinema brasileiro; é possível se inscrever para obter certificado

29 de setembro de 2021 12:40 pm Parcerias

Semana terá cinco encontros sobre diferentes interfaces da produção audiovisual I Foto: Freepik

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Brazucah Produções

O Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo está de volta com cinco encontros gratuitos que debatem aspectos técnicos, pedagógicos, musicais, sensoriais e históricos do audiovisual no país. A parceria entre a Brazucah Produções e o Centro Paula Souza (CPS) tem como foco estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual nacional.

“Estamos no sexto mês da parceria com a rede Brazucah e, para a escolha das palestras, levamos em consideração a diversidade dos cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza”, comenta a coordenadora de projetos do eixo de Produção Cultural e Design da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Ana Raquel Satim.

Nesta quarta-feira (29), ocorre a primeira palestra Figurino no Cinema Brasileiro, conduzida pela figurinista Alice Alves. Com experiência de 19 anos no mercado, a profissional integrou a equipe de figurinistas de grandes produções do cinema brasileiro, como À Deriva e Serra Pelada, ambas de Heitor Dhalia; Falsa Loura, de Carlos Reichenbach, e Antônia, de Tata Amaral. Ela também atuou na televisão, na minissérie A Casa das Sete Mulheres e na novela O Clone.

Para emissão de certificado, é necessário se inscrever gratuitamente pelo site, até a data de cada atividade. Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do YouTube da Cetec e do Cinesolar.

Os encontros virtuais foram abertos em 27 de abril com a palestra Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo, ministrada pela cineasta Anna Muylaert. O bate-papo com ela está disponível no YouTube do Cine Autorama.

“Conseguimos reunir mais um grupo super talentoso para liderar os nossos encontros de setembro. Sem dúvida serão muitas horas de reflexão e compartilhamentos de vivências sobre o audiovisual, setor tão importante para a cultura e a economia do país”, declara a sócia e fundadora da Brazucah Produções, Cynthia Alario.

Até novembro serão ministradas 35 palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual, como streaming, processos de criação de figurino, fomentos de novos talentos no cinema nacional, relação de raça e gênero na produção brasileira, entre outros.

Confira abaixo a programação do mês de setembro:

29 de setembro

• 10 horas: Figurino do Cinema Brasileiro

Palestrante:  Alice Alves, figurinista com 19 anos de experiência em filmes como Falsa Loura e À Deriva, e em produções televisivas, entre elas A Casa das Sete Mulheres e o Clone.

• 14 horas: Cinema Brasileiro e Educação: A Educomunicação

Palestrante: Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo.

• 16 horas: Cinema e Memória

Palestrante: Ricardo Favilla, diretor, roteirista e produtor de A Turma do Pererê.Doc e responsável por diversos curta-metragens premiados.

30 de setembro

• 10 horas: O cinema e os povos tradicionais

Palestrante: Carmen Gattás, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

• 16 horas: Música no Cinema Brasileiro

Palestrante: Ivan 13P, cineasta, publicitário, autor do documentário Sabotage: Maestro do Canão e fundador da 13 Produções.