Ao todo, são oferecidas 461 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra Escócia e Espanha
Experiência internacional é impulso para carreira profissional e continuidade da vida acadêmica de estudantes l Foto: Roberto Sungi
A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) acaba de divulgar as listas de estudantes selecionados para edição 2025 do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS), iniciativa que oferece aos alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais a oportunidade de estudar durante quatro semanas em países da Europa e da América do Norte. Foram escolhidos os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico. Os embarques serão realizados em 2026.
“A possibilidade de internacionalização do currículo é um importante impulso para esses estudantes, tanto para o início da carreira profissional quanto para a continuidade da vida acadêmica. É uma oportunidade para aprimorar habilidades essenciais ao mercado atual, como a capacidade de se comunicar de forma global”, avalia o presidente do CPS, Clóvis Dias.
“O Intercâmbio Cultural é uma das iniciativas mais transformadoras do Centro Paula Souza. Oferecer a chance para nossos estudantes vivenciarem experiências acadêmicas e culturais em outros países é investir na formação de cidadãos preparados, conectados com o mundo e capazes de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado”, acrescenta o vice-presidente, Maycon Geres.
Mais vagas
Os editais para o Intercâmbio Cultural preveem aumento no número de vagas ofertadas. Agora serão 461, ante 337 no ano passado. Outra novidade é a inclusão de novos destinos, como Canadá e Espanha. Estados Unidos e países do Reino Unido, como Inglaterra e Escócia, também estão entre as opções para o intercâmbio.
“Ampliar o número de vagas e incluir novos destinos reforça nosso compromisso com a democratização do acesso a novas oportunidades para os alunos. Queremos que cada vez mais estudantes de Etecs e Fatecs enxerguem no Intercâmbio Cultural uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional que marcará suas trajetórias”, explica a coordenadora da Arinter, Marta Iglesis.
Confira as listas nos links abaixo:
Selecionados entre estudantes de Etecs – modalidade presencial
Selecionados entre estudantes de Etecs – modalidade EaD
Selecionados entre estudantes de Fatecs – modalidade presencial
Selecionados entre estudantes de Fatecs – modalidade EaD
Selecionados entre estudantes de Fatecs – formato AMS
Selecionados entre estudantes de Fatecs em implantação
Experiência internacional
O intercâmbio prevê que os estudantes selecionados tenham acesso a curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com carga horária de 20 horas semanais. As bolsas incluem passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem e seguro de saúde internacional, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e kit com camiseta, mochila, moletom e identificação de bagagem.
Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais necessários para a viagem, como passaporte e custos de deslocamento para obtenção do visto americano.
Edições anteriores
O Intercâmbio Cultural foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015 e levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores de Etecs e Fatecs para Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile.
Entre o segundo semestre de 2022 e segundo semestre de 2025, cerca de mil estudantes e professores de Etecs e Fatecs foram beneficiados pela iniciativa e tiveram como destino as cidades de Buenos Aires, na Argentina; Chicago, San Diego e Nova York, nos Estados Unidos; Londres, Manchester, Liverpool, Cambridge e Oxford, na Inglaterra; e Dublin, na Irlanda.