CPS capacita trabalhadores do setor sucroenergético

Objetivo do Clealco Qualifica, ministrado durante a entressafra para mais de mil funcionários da empresa, é dar oportunidade aos formados de assumir outras funções no setor de açúcar e álcool

28 de março de 2018 9:00 am Institucional, Qualificação Profissional

Objetivo do programa é qualificar funcionários para atuar em outras áreas da cadeia produtiva l Foto: Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS) formou mais de mil trabalhadores da Clealco, empresa do setor sucroenergético, em cursos de operação de máquinas e outras capacitações, com o objetivo de qualificar os profissionais para futuras oportunidades na companhia. As formações foram ministradas no período de entressafra, no qual os funcionários ficam afastados das atividades.

Além de possibilitar que os formados possam assumir outras funções na cadeia produtiva de açúcar e álcool, o Clealco Qualifica evitou uma prática comum no setor sucroenergético, que é o desligamento dos trabalhadores no intervalo da safra.

“Essa parceria pioneira, que mobiliza o poder público e a iniciativa privada para capacitar pessoas, é um grande exemplo de seriedade e responsabilidade com o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, diz a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do CPS,  Clara Magalhães, que participou da formatura dos alunos no início de março.

O Clealco Qualifica, coordenado pela companhia, foi desenvolvido em parceria com o CPS, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e prefeituras de Braúna, Clementina, Getulina, Guaimbê, Luiziânia, Piacatu, Rinópolis, Santópolis do Aguapeí e Tupã. “Elevamos a qualidade da nossa operação e também possibilitamos aos colaboradores uma oportunidade de evolução na carreira”, explica o diretor-superintendente da empresa, Alberto Pedrosa.

No ano passado, o Centro Paula Souza realizou ação semelhante com 900 funcionários do setor aeronáutico que também passaram por um período de layoff – suspensão temporária dos contratos de trabalho para cortar custos e evitar demissões.

Compartilhe


Veja também