CPS abre inscrições para curso de empreendedorismo voltado a professores

Capacitação online gratuita da Inova CPS ensina docentes a transformar pesquisas acadêmicas em oportunidades de negócios; inscrições abertas até 6 de agosto

30 de junho de 2023 11:00 am Programas

Programa é destinado a professores com projeto de pesquisa em andamento envolvendo a participação de estudantes | Foto: Reprodução

O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas para a segunda edição do programa Professor Empreendedor, curso de extensão online gratuito, organizado pela Inova CPS, com intuito de ensinar professores a transformar pesquisas em oportunidades de negócios. Para participar do processo de seleção é necessário apresentar um projeto acadêmico em andamento com a participação de estudantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 6 de agosto pelo site inova.cps.sp.gov.br.

De acordo com a gestora da Inova CPS, Simoni Gheno, existem muitos projetos de pesquisa relevantes para o mercado, mas acabam ficando restritos aos laboratórios escolares. “O objetivo do curso é dar suporte para que os professores saibam, por exemplo, como transferir uma tecnologia para o meio empresarial ou registrar uma patente, além, é claro, de técnicas para empreender e obter retorno financeiro com a pesquisa”, explica.

O público-alvo do programa são docentes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como de outras instituições de ensino, públicas ou particulares, localizadas no Estado de São Paulo. Em formato online, o curso tem duração de 80 horas, distribuídas por 12 encontros semanais. As aulas são ministradas ao vivo por professores que atuam como agentes de inovação do CPS. A gravação também fica disponível na plataforma de estudos para acesso posterior dos participantes. Confira edital

Entre os temas abordados estão conceitos de empreendedorismo, direitos de propriedade, design thinking, gestão de projeto, prototipagem, estudo de mercado, viabilidade, fontes de investimento e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante conta ainda com mentorias para construção e validação do plano de negócios.

Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher o formulário e indicar a Etec ou a Fatec mais próxima. Ao todo, serão selecionados 20 projetos, com base em critérios como inovação e viabilidade de mercado. Cada proposta pode conter até três integrantes. Os aprovados serão divulgados em 9 de agosto. As atividades ocorrem no segundo semestre. Inscreva-se!

Política de inovação

O programa Professor Empreendedor integra a política de gestão de propriedade intelectual e inovação tecnológica que o CPS dispõe como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), reconhecida pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip). Entre as iniciativas estão a geração de conhecimento e a possibilidade de parcerias para elaboração de produtos, processos e serviços inovadores, incluindo transferência e difusão de tecnologia, como forma de incentivar o aumento da competitividade por meio da pesquisa aplicada e da interação entre o setor produtivo e o ambiente acadêmico.

Compartilhe


Veja também