Professores e funcionários de diversos setores do Centro Paula Souza que participam dos cursos de capacitação promovidos pela instituição dispõem de uma nova ferramenta para o aperfeiçoamento profissional. Por meio do site Capacitações (www.capacitacaocps.com.br), é […]
Professores e funcionários de diversos setores do Centro Paula Souza que participam dos cursos de capacitação promovidos pela instituição dispõem de uma nova ferramenta para o aperfeiçoamento profissional.
Por meio do site Capacitações (www.capacitacaocps.com.br), é possível fazer inscrições para cursos, acessar material didático, enviar trabalhos para avaliação e receber correção das atividades via internet. Até o processo de certificação, para aqueles que concluem os cursos, passou a ser informatizado.
Para a responsável pela capacitação docente, Silvana Oliveira, a digitalização dos projetos de capacitação não apenas agiliza a comunicação como também diminui o trabalho e a possibilidade de erros.
“Em 2006, emitimos 2,4 mil certificados. Muitas vezes as fichas de inscrição ou trabalhos chegavam por fax, malote, e-mails pessoais, correndo risco de serem extraviados. Outro problema era saber se os docentes recebiam nossas respostas. Pelo site, agora, essa confusão acaba”, comemora a professora.
Silvana adverte, porém, que o site não é um portal de ensino a distância. “O objetivo é gerenciar o processo de capacitação, um canal de comunicação mais eficiente para essa tarefa”.
Da programação de 2007 constam 31 projetos de capacitação com duração entre 4 e 80 horas aula. Cada curso é oferecido em uma das três modalidades: presencial, semipresencial ou a distância, por vídeoconferência.
Dentre os cursos programados para esse ano, quatro resultam de um projeto de parceria com o Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), do Governo Federal: Atualização Pedagógica em Educação Profissional, direcionado a gestores educacionais; Atualização em Gestão Administrativa, voltado aos servidores administrativos; Automação Industrial, para professores da área da indústria; e Informática para professores e administrativos.
O objetivo do programa é oferecer ferramentas que auxiliem os professores no planejamento e no ensino para o desenvolvimento de competências. Já os diretores terão subsidios para ampliar as parcerias público-privadas, auxiliar a orientação pedagógica dos trabalhos de conclusão de curso, preparar os auxiliares de instrução no acompanhamento pedagógico dos alunos além de orientar as unidades de ensino para a inclusão de alunos com necessidades especiais.