Coordenador do Centro Paula Souza recebe Medalha Nilo Peçanha

Responsável pelos Ensinos Médio e Técnico da instituição, Almério Melquíades de Araújo foi homenageado pelo MEC por contribuições à educação profissional

17 de outubro de 2023 9:56 am Institucional

Almério Melquíades de Araújo, primeiro à esquerda, junto ao ministro da Educação e demais homenageados l Foto: Luís Fortes/MEC

Atualizado em 18 de outubro, às 11h30

O coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (CPS), Almério Melquíades de Araújo, recebeu na terça-feira (17) a Medalha Nilo Peçanha, distinção concedida pelo Ministério da Educação (MEC) a indivíduos e instituições que se destacaram na promoção e no fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil.

A cerimônia de entrega ocorreu durante a solenidade de abertura da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

“Essa medalha representa um reconhecimento aos 40 anos dedicados à educação profissional dentro do CPS. Gostaria de agradecer ao MEC pela homenagem”, comentou Araújo. Graduado em Física e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o educador está na instituição desde 1983. Assumiu a coordenação do Ensino Médio e Técnico em 1997.

O ex-presidente Nilo Peçanha é considerado o patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil. Em 1909 ele criou as escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Com o tema “Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil”, trata-se de um evento gratuito no qual são apresentadas atividades desenvolvidas com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional. O encontro vai até o dia 22 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

De acordo com o MEC, serão apresentados mais de 280 projetos nos estandes, além de oficinas rápidas para o público em geral e uma área exclusiva para projetos de inovação e da cultura maker.

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Ocorre oficialmente de 14 a 20 de outubro em todo o país, com ações em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, museus, parques, entre outras – confira aqui as atividades nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do CPS.

Esta 20ª edição do evento faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.