Etecs e Fatecs celebram Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Unidades realizam mostras, feiras e simpósios, com atividades como apresentação de projetos, palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, entre outras atrações

6 de outubro de 2023 10:15 am Eventos

A 30ª Semana de Tecnologia da Fatec Sorocaba ofereceu palestras, exposições e minicursos, entre outras atrações l Foto: Divulgação

Está aberta a temporada de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. A efeméride foi estabelecida em 2004 para mobilizar a população mais jovem em torno do tema. Neste ano, a programação começou em setembro e se estende até novembro.

A Etec de Ibaté, localizada na Região Central do Estado, por exemplo, vai promover a Mostra de Empreendedorismo e Inovação (Mostrei), com a participação de instituições como Associação Comercial e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento também contará com exposição de projetos desenvolvidos por alunos da unidade.

Já a programação do 2º Simpósio de Tecnologia (Sitec) da Fatec Jaboticabal contará com apresentação de trabalhos, minicursos, visitas guiadas e palestras sobre temas como uso de resíduos agroindustriais e marketing de eventos. Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público – confira datas e horários abaixo.

Veja mais eventos realizados pelas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza (CPS). As unidades aparecem por ordem alfabética de municípios:

Município

Unidade

Atividades

Datas

Assis

Fatec Assis

Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Fatec realiza sua 3ª Jornada Acadêmica do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação. a programação gratuita e aberta ao público conta com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. Para participar é necessário se inscrever pelo site da Fatec.

De 9 a 11 de outubro

Campinas

Etec Bento Quirino

A 14ª Bentotec, feira de ciências e tecnologia da Etec Bento Quirino, vai apresentar mostra com 80 trabalhos desenvolvidos por estudantes da unidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

26 e 27 de outubro

Cândido Mota

Etec Prof. Luiz Pires Barbosa

A escola realizou sua Feira de Ciências e Tecnologia no final de setembro. A programação contou com salas temáticas, como as de astronomia e agroecologia; fazendinha com exposição de animais; e experimentos no laboratório de ciências, entre outras atrações.

27 e 28 de setembro

Capital

Etec José Rocha Mendes

Pai, responsáveis e escolas convidadas terão a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos por estudantes da unidade.

De 19 a 21 de outubro

Etec Martin Luther King

A Semana Tecnológica da Etec localizada na zona leste da Capital é gratuita e aberta ao público. A programação prevê diversas palestras e apresentações de empresas parceiras.

De 24 a 26 de outubro, das 14 às 17 horas e das 19h30 às 21 horas

Etec Raposo Tavares

A programação da Expotec vai apresentar aos visitantes projetos desenvolvidos por estudantes da escola. Também haverá a palestra “Industria 5.0 – Tecnologias e Impactos”, jogos interativos e demonstração de experimentos. No primeiro dia, a feira receberá a de estudantes de escolas públicas e particulares da região inscritas previamente. No segundo dia, o evento é gratuito e aberto ao público.

17 e 18 de outubro

Fatec Zona Sul

A Semana de Tecnologia dos Cursos de Gestão Empresarial e Logística conta com uma série de palestras, com temas como montagem de startup, importância do domínio de idiomas para o mercado de trabalho, carreira e competências do profissional do futuro e noções de direito do trabalho, entre outros. Para participar gratuitamente é necessário se inscrever pelo formulário online.

De 9 a 11 de outubro

Franca

Etec Dr. Júlio Cardoso

Além de uma série de palestras com profissionais de diversas áreas, a programação da 4ª Jornada Tecnológica contou quiz e apresentações musicais — veja foto abaixo.

De 25 a 28 de setembro, às 19 horas

Fatec Franca

A Fatec realizará três eventos simultâneos: 15ª TechWeek, 8ª Jornada de Recursos Humanos e 4ª Mostra de Trabalhos de Graduação. Todos eles são gratuitos e abertos ao público – as inscrições devem ser feitas pela internet.  

De 25 a 27 de outubro, das 8 às 12 horas e das 19 às 22h30

Guariba

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral

A programação da Feira Tecnológica da unidade vai oferecer uma série de palestras, com temas como cozinha molecular, inteligência artificial, setor sucroenergético e segurança do trabalho nos aeroportos e voos comerciais. O evento é gratuito e aberto ao público. As orientações para inscrição dos interessados serão divulgadas nas redes sociais da Etec.

18 e 19 de outubro, das 8 às 11, das 13 às 15 e das 19h às 21 horas

Ibaté

Etec de Ibaté

A Etec vai promover a Mostra de Empreendedorismo e Inovação (Mostrei), com a participação de instituições como Associação Comercial e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Gratuito e aberto ao público, o evento também contará com exposição de projetos desenvolvidos por alunos da unidade.

De 7 a 10 de novembro, das 8 às 12 horas, das 13h30 às 16h30 e das 18h às 22 horas

Itapetininga

Etec Darcy Pereira de Moraes

Interessados em participar das atividades da 9ª Feira Técnica (Fetec) da unidade devem se inscrever por meio do formulário online ou pelo e-mail e261ata@cps.sp.gov.br. A programação do evento prevê visitas aos laboratórios da Etec, atividades teatrais, dinâmicas e jogos, entre outras atrações. Também será possível fazer a inscrição para o Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024.

 

Itapira

Etec João Maria Stevanatto

Gratuita e aberta ao público, a Feira de Profissões da escola vai contar com a participação de empresas e profissionais para apresentar o cotidiano e as novidades tecnológicas em diversos setores.

26 e 27 de outubro, das 19 às 22 horas

Jaboticabal

Fatec Jaboticabal

A programação do 2º Simpósio de Tecnologia (Sitec) da unidade conta com apresentação de trabalhos, minicursos, visitas guiadas e palestras sobre temas como uso de resíduos agroindustriais e marketing de eventos. O Sitec é gratuito e aberto ao público.

De 6 a 9 de novembro

Jaú

Etec Joaquim Ferreira do Amaral

Gratuita e aberta ao público, a Expotec 2023 terá mostra de projetos desenvolvidos por estudantes de todos os cursos da Etec.

30 de outubro, das 19 às 22 horas; 31 de outubro, das 08 às 12, das 13 às 16, e das 19 às 22 horas; e 1º de novembro, das 8 às 12 horas

Jundiaí

Etec Vasco Antonio Venchiarutti

A Etec vai reservar um dia para visitas guiadas às dependências da unidade, divulgação do Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024, apresentação de projetos de alunos e entre outras atrações. O evento é gratuito e aberto ao público. A direção da escola sugere a doação de um quilo de alimentos não perecíveis aos visitantes.

21 de outubro

Marília

Etec Antonio Devisate

Para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a escola vai promover o 1º Hackaton do Curso Técnico em Logística.

De 9 a 11 de outubro

Matão

Etec Sylvio de Mattos Carvalho

Além de mostra de projetos dos estudantes, a 27ª edição da Feira Tecnológica da escola vai contar com visitas guiadas aos laboratórios e salas de aula, praça de alimentação e brechó organizados pela Associação de Pais e Mestres (APM). Evento gratuito e aberto ao público.

De 30 de outubro a 1º de novembro

Monte Mor

Etec de Monte Mor

A Mostra Científica, Tecnológica e Cultural (MCTec) vai apresentar ao público, de forma aberta e gratuita, projetos desenvolvidos por estudantes da unidade e de outras Etecs e escolas da região. A programação também vai contar com apresentações culturais diversas.

1º e 2 de dezembro

Novo Horizonte

Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida

A programação da Feira de Empreendedorismo e Tecnologia da unidade terá mostra de projetos desenvolvidos por estudantes e professores. O evento é aberto ao público.

25 e 26 de outubro, nos períodos da manhã e noite

Olímpia

Etec Professor José Carlos Seno Júnior

Gratuita e aberta ao público, a Feira Tecnológica apresenta aos visitantes projetos desenvolvidos por estudantes da escola, aliando empreendedorismo, criatividade e responsabilidade social.

24 de outubro

Ourinhos

Fatec Ourinhos

Com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, a 17ª edição da Semana de Tecnologia da Fatec Ourinhos oferece uma série de atividades, tais como palestras, minicursos, hackathon, maratona de programação e GameFest. O evento é gratuito e aberto a estudantes dos Ensinos Técnico e Superior. As regras para inscrição e outras informações estão disponíveis no site.

De 16 a 21 de outubro

Piedade

Etec de Piedade

Gratuita e aberta ao público, a Feira de Profissões, Ciência e Tecnologia de Piedade vai oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer projetos e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da unidade.

1º de novembro, das 8 às 13 horas

Piraju

Etec Waldyr Duron Júnior

Para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Etec vai realizar uma mostra de projetos desenvolvidos pelos estudantes da unidade. Também haverá apresentações artísticas. O evento será realizado de forma gratuita e aberta ao público, no Asilo São Vicente de Paulo. A direção da escola sugere a doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene aos visitantes.

31 de outubro, das 10 às 21 horas

Presidente Prudente

Etec Prof. Adolpho Arruda Mello

Estudantes da unidade vão participar do Programa de Educação Fiscal – Fazenda vai à Escola, parceria da Etec com o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GefeSP). O tema será organização do Estado e tributação.

De 9 a 11 de outubro, das 19h30 às 21h30

Santa Bárbara D’Oeste

Etec Prof. Dr. José Dagnoni

A Feira Técnico-Científica (JDTec) da unidade oferece diversas atrações, tais como exposição de projetos dos estudantes, oficinas, workshops e palestras. No primeiro dia de evento, as atividades são gratuitas e abertas ao público.

30 de novembro, das 08 às 18h20 e das 19h30 às 22 horas; e 1º de dezembro, 08 às 18h20 e das 19h30 às 21 horas

Sorocaba

Fatec Sorocaba

A 30ª Semana de Tecnologia da unidade ofereceu uma série de palestras, mesas-redondas, exposição de trabalhos, minicursos e sorteio de brindes, entre outras atrações.

De 2 a 4 de outubro

Tatuí

Fatec Tatuí

A Semana de Tecnologia da unidade contará com palestras, oficinas, dinâmicas, sorteios e ideathon. As influências e impactos do marketing digital e a projeção feminina no ambiente de gestão tecnológica estão entre os temas a serem abordados.

De 23 a 27 de outubro, em diversos horários

Taubaté

Fatec Taubaté

A programação do Simpósio de Tecnologia contou com mostra de trabalhos de graduação, minicursos e palestras com temas como a importância da inclusão no mercado de trabalho, realidade virtual e equipamentos eletrônicos, entre outros.

De 25 a 27 de setembro

Alunos da Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, na 4ª Jornada Tecnológica, que contou com palestras e outras atrações l Foto: Divulgação

Compartilhe


Veja também