Convênios levarão mais cursos técnicos a 31 municípios do Estado

O governo do Estado de São Paulo assinou, nesta quarta-feira, dia 8, convênios com 31 municípios, para a instalação de classes descentralizadas para oferecer cursos técnicos, por meio do Centro Paula Souza. A cerimônia, realizada […]

8 de janeiro de 2014 3:40 pm Etec

Laura Laganá participa da cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. / Foto – Divulgação.

O governo do Estado de São Paulo assinou, nesta quarta-feira, dia 8, convênios com 31 municípios, para a instalação de classes descentralizadas para oferecer cursos técnicos, por meio do Centro Paula Souza. A cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Alckmin destacou o fato de as classes descentralizadas serem um instrumento para formar jovens em municípios menores, que não têm uma Escola Técnica Estadual (Etec). “Estamos expandindo os cursos técnicos, mantendo a qualidade e aproveitando espaços ociosos em prédios cedidos pelas prefeituras.”

Os 31 municípios que passam a ter classes descentralizadas são: Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Guaracaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severinia, Silveiras, Tremembé.

Os cursos oferecidos são Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade. No processo seletivo para o 1º semestre de 2014 já foram oferecidas 1.240 vagas nessas novas classes descentralizadas. Estão previstas para o 2º semestre outras 120 vagas.

“Sinto muito orgulho do fato de o Centro Paula Souza possibilitar um futuro melhor às pessoas, formando mais jovens”, afirmou Laura. “Esta é uma prova de que o governo do Estado de São Paulo valoriza o ensino profissional.”

Com a assinatura dos novos convênios, o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios do Estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e ensino médio.

Qualidade
As classes descentralizadas são uma forma de levar os cursos técnicos oferecidos pela instituição a cidades que não têm Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ou onde é preciso expandir o número de vagas. As aulas têm a mesma qualidade oferecida nas Etecs e as classes são administradas pela unidade mais próxima do município.