Cônsul italiano participa de degustação de vinhos em Etec

O evento trouxe 9 rótulos especiais para a apreciação de 20 sommeliers e contou com a participação do Cônsul Geral da Itália, Domenico Fornara, e da Diretora -superintendente do CPS, Laura Laganá

29 de junho de 2022 9:57 am Institucional

Regina do Amaral, Livia Satullo, Domenico Fornara, Laura Laganá e Paola Tedeschi | Foto: Roberto Sungi

Na tarde desta terça-feira (28), a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia sediou, em seu Laboratório de Enologia, uma degustação de vinhos organizada pela Câmara Italiana de Comércio de São Paulo (Itacam), e pelo Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif). O evento, que tem a parceria entre as duas entidades, contou com a participação do cônsul geral da Itália Domenico Fornara e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS) Laura Laganá.

O especialista em vinhos italianos, Arthur Azevedo, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), comandou o workshop dirigido a 20 sommeliers destacados de São Paulo. O evento é parte do programa True Italian Taste, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores italiano, que promove produtos de excelência do país. Na ocasião, foram apresentados nove vinhos de sete regiões: Vêneto, Lombardia, Campana, Abruzzo, Umbria, Toscana e Piemonte.

Também compareceram à degustação a diretora da Etec Santa Ifigênia, Regina Maria Sanches do Amaral, a diretora do Icif-Brasil, Paola Tedeschi, a cônsul adjunta da Itália, Livia Satullo, a secretária geral da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira, Adriana Mira, e o delegado da Accademia Della Cucina Italiana, Gerardo Landulfo. Ataulfo João dos Santos, professor de Eventos das Faculdades de Tecnologia do Estado ( Fatecs) São Paulo, Ipiranga e Jundiaí, foi convidado para a degustação pelos organizadores.

Arquitetura e gastronomia

Guiado pela superintendente Laura Laganá, o cônsul aproveitou a visita para conhecer as instalações da Etec Santa Ifigênia, projeto dos arquitetos Pedro Taddei Neto e Francisco Spadoni. Concluído em 2013, o prédio foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

A escola oferece cursos técnicos em Administração, Cozinha e Nutrição e Dietética, além do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico (Novotec/M-Tec) de Gastronomia, Hospedagem, Eventos e Nutrição e Dietética.

Compartilhe


Veja também