Filtro de Daltonismo

Conheça os vencedores do 12º Torneio de Robocode da Robótica

Pela primeira vez, grupo de estudantes de Fatec venceu a disputa; torneio estimula a aprendizagem e oferecer conceitos técnicos e práticas de programação de forma lúdica

20 de setembro de 2024 3:02 pm Programas

12º Torneio Robocode da Robótica Paula Souza contou com aumento de 50% no número de equipes participantes | Foto: Divulgação

Equipe da Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) de Sorocaba é a vencedora da 12ª edição do Torneio Robocode, promovido pela Robótica Paula Souza. Grupos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Ituverava e Leme conquistaram os segundo e terceiros lugares da disputa, respectivamente. Realizada na manhã desta sexta-feira (20), final foi transmitida pelo canal do YouTube.

É a primeira vez que um grupo de Fatec vence a competição. A equipe formada por José Roberto L. da Silva Filho, João Vitor Aparecido Carpim e Luiz Gabriel Rodrigues Frei, alcançou 9.204 pontos. O segundo lugar ficou com a Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho. Argeli Gabriel Da Silva Lima, Mateus Lucas Da Silva Oliveira e Renan Teles Rodrigues da Silva conquistaram 8.917 pontos. O estudante Matheus Ricardo Ciani, da Etec Deputado Salim Sedeh, fez 8.796 pontos na final e ficou com o terceiro lugar.

O Software Robocode® é um jogo de programação cujo objetivo é desenvolver um tanque de guerra, usando a linguagem de programação Java, para disputar uma batalha em arena virtual. Segundo o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza, o torneio auxilia no processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica, com conceitos técnicos e práticas de programação. “A cada ano as disputas estão mais acirradas e a variação de pontuação está diminuindo, um sinal de que os participantes estão aproveitando e aprimorando a lógica e a programação”, celebra Tiago.

O coordenador ressalta ainda que participar da atividade estimula competências que vão além da prática. “Estão sendo trabalhadas habilidades de trabalho em equipe, ferramentas tecnológicas para comunicação remota, destreza, comportamento, responsabilidade, integração, comunicação, organização e planejamento”, explica.

O 12º Torneio Robocode da Robótica Paula Souza contou com aumento de 50% no número de equipes participantes. Foram 335 grupos, compostos se 1.030 estudantes, de 19 Etecs e 5 Fatecs. No total os alunos disputaram 506 batalhas, que computaram 5 horas de provas.  

As batalhas estão disponíveis no canal da Robótica Paula Souza, no YouTube.

Compartilhe


Veja também