Confira a lista de selecionados para bolsas de estudo de espanhol na América do Sul

Dezoito estudantes das Etecs e Fatecs vão para países como Argentina, Chile, Peru e Uruguai; iniciativa faz parte da estratégia da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza para promover internacionalização de alunos e professores

22 de novembro de 2017 5:01 pm Etec, Fatec, Institucional

Integrantes da ARInter e estudantes contemplados no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na sede do CPS l Foto: Divulgação

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) divulgou nesta quarta-feira, dia 22, a relação dos estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais contemplados com bolsas de estudo parciais para cursos de espanhol na Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Ao todo foram distribuídas 18 bolsas, sendo 5 vagas destinadas a alunos do Ensino Técnico e 13 aos do Ensino Superior Tecnológico – confira a lista no site da ARInter.

Por meio de acordo de cooperação entre o CPS e as escolas de idiomas Academia (Argentina e Uruguai), Ecela Spanish (Argentina, Chile e Peru), Expanish (Argentina) e SET Idiomas (Argentina), os alunos terão acesso gratuito aos cursos, alojamento, material didático, teste de nível, atividades sociais e culturais, entre outras ofertas. Cabe aos contemplados o custeio de passagens aéreas, transporte, alimentação, seguro saúde e demais despesas pessoais.

As aulas começam em dezembro, com duração de duas a três semanas.

Internacionalização

Por entender que o intercâmbio de estudantes e professores é benéfico para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, o CPS criou no ano passado a ARInter, que promove diversos programas e parcerias para possibilitar o aperfeiçoamento constante de alunos e docentes em instituições de ensino estrangeiras.

“Tão importante quanto aprender outro idioma, o que já faz parte da grade de diversos cursos das Etecs e Fatecs, a internacionalização destes alunos será fundamental para que tenham acesso a melhores cargos, salários e contribuam para o desenvolvimento de suas regiões”, afirma a assessora de Relações Internacionais da instituição, Marta Iglesis.

Mobilidade acadêmica

No primeiro semestre de 2018, 25 estudantes das Fatecs participam do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, mais uma iniciativa para promover a internacionalização. Eles vão estudar durante seis meses com isenção de taxas acadêmicas, em 11 instituições de Ensino Superior de países como Chile, Espanha, México e Portugal.

“Para a minha futura profissão o idioma é muito importante para comunicação e tradução de relatórios e outros documentos. Vai ser uma grande oportunidade de aperfeiçoamento”, diz uma das selecionadas, Fernanda Sabino, que cursa Automação de Escritórios e Secretariado na Fatec São Paulo. Ela fará o intercâmbio na Universidad de Jaén, na Espanha.

“É um divisor de águas na vida desses estudantes. Eles terão contato com uma nova cultura, novos colegas, dentro de instituições com outros olhares e dinâmicas de ensino. Será uma experiência muito relevante para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional”, explica Marta Iglesis.

O programa isenta o aluno do pagamento das taxas dos cursos. As demais despesas como passagens aéreas, hospedagem, alimentação, passaporte, visto e outros custos de viagem são de responsabilidade do estudante.

Confira a lista de selecionados para bolsas de espanhol na América do Sul