Competição da USP premia estudantes de Escolas Técnicas Estaduais

Cuco reconheceu 1.264 alunos com medalhas de ouro, prata ou bronze – 31 ficaram entre os 100 melhores do Estado; 17 professores e cinco Etecs também ganharam destaque

21 de março de 2024 3:46 pm Premiação

Estudantes da Etec Itaquera II, da zona leste da Capital, recebem certificados pelas medalhas de ouro, prata e bronze l Foto: Roberto Sungi

Cerca de 160 estudantes de 38 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) localizadas na Capital participaram nesta quinta-feira (21) da cerimônia de premiação da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (Cuco). Os jovens representaram seus colegas etecanos de todo o Estado que foram condecorados com medalhas de ouro, prata e bronze na última edição da competição, realizada em 2023, por meio do programa de difusão científica Vem Saber, da Universidade de São Paulo (USP).

Participaram do evento, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, no bairro do Bom Retiro, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; o coordenador do Programa Vem Saber, Antonio Carlos Hernandes; e o coordenador da Cuco, Herbert Alexandre João.

A Cuco é uma estratégia que oferece aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo a possibilidade de melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e dos vestibulares que dão acesso ao Ensino Superior.

“É uma competição que estimula os estudantes a prosseguir e enfrentar os vestibulares, principalmente a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)”, declarou Laura Laganá. “Nós nos sentimos muito orgulhosos pelos mais de 1,2 mil alunos premiados nesta sétima edição da Cuco”, acrescentou.

A competição é online, em uma única fase, com prova de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa para as três séries do Ensino Médio. Os estudantes concorrem apenas com os participantes de sua própria escola e da mesma série escolar.

“Nós falamos muito do ingresso no Ensino Superior porque nossa missão é fazer transformação social por meio da educação. Foi assim que aconteceu comigo e com os diretores e professores aqui presentes”, afirmou Hernandes.

Participação das Etecs na Cuco

Foram realizadas 13.673 provas online por estudantes das Etecs. Desse total, 9.967 superaram a nota de corte. Ganharam medalhas de ouro, prata ou bronze 1.264 alunos – 31 deles ficaram entre os 100 melhores do Estado. Confira os resultados no site da Cuco.

“A prova realmente abrange os conteúdos que a gente aprende. É uma oportunidade para fazer a métrica de aprendizagem, de entender como você está se saindo”, avalia a medalhista de ouro da Etec Carolina Carinhato Sampaio, localizada na zona sul da Capital, Maria Eduarda Bagli Dorvino.

Também foram reconhecidos 17 docentes de Etecs como Professor Destaque Estadual e 34 como Professor Destaque Regional Cinco unidades ficaram entre as 15 Escolas Destaque:

Colocação

Município