Clube da Robótica realiza terceiro encontro nesta quinta-feira

Programação é aberta a toda comunidade que tenha interesse em tecnologia, programação, robótica, eletrônica e projetos interdisciplinares; transmissão será pelo Teams

23 de maio de 2023 9:50 am Etec, Fatec

Encontro terá como tema a Aplicação Web com ESP32 na Nuvem da AW I Foto: Freepik

Aberta a professores e alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e também ao público, acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 10 horas, a terceira edição de 2023 do Encontro do Clube da Robótica. A transmissão será feita pela plataforma Microsoft Teams.

O encontro, organizado pela Robótica Paula Souza, terá como tema a Aplicação Web com ESP32 na Nuvem da AWS. A apresentação ficará a cargo do professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Bauru, José Almino de Araújo Junior, que vai falar sobre a plataforma da Amazon Web Services (AWS), demonstrando o passo a passo para a criação de um ambiente virtual na nuvem para o desenvolvimento de projetos de Robótica e Internet das Coisas (IoT).

Junior é profissional da área de Tecnologia da Informação (TI), com experiência e participação em projetos que envolvem desde a implantação até o monitoramento dos ativos de rede. Tem domínio de administração de rede de computadores, Data Center e instalação e configuração de ferramentas como Ambientes Windows e Linux, Zabbix, Grafana, AWS, Azure, Fortinet, Cisco, PfSense, Vmware, Veeam Backup, Oracle, HPE Storages, ECM OpenText, entre outras.

Para ingressar na plataforma AWS Academy, professores de Etecs e Fatecs devem utilizar o e-mail institucional para se inscrever, preenchendo o formulário. No ambiente virtual, o docente poderá realizar capacitações e utilizar os recursos oferecidos em sala de aula.

O Clube da Robótica tem o objetivo de inspirar alunos e professores de todas as Etecs a participar das atividades extracurriculares e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Durante os encontros, os participantes contribuem compartilhando suas práticas, dicas de plataformas, recursos a serem estudados e indicam bibliografia. É um evento que pode proporcionar oportunidades de networking, já que há grupos formados com objetivos comuns.

“Neste terceiro encontro, vamos mostrar como a inovação tecnológica é constante no mundo da robótica e como o desenvolvimento de projetos que utilizam computação em nuvem é essencial para trabalhos mais robustos. Por meio da parceria do Centro Paula Souza com a AWS Academy, disponibilizamos recursos gratuitos para realização de atividades de robótica e IoT”, comenta o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza.

Serviço
3º Encontro do Clube da Robótica – 2023
Dia:
 25 de maio
Horário: 10 horas
Local: pelo Microsoft Teams

Compartilhe


Veja também