Centro Paula Souza recebe comitiva de pesquisadores italianos

Encontro é parte de uma série de visitas que visam estimular o agronegócio, o turismo e a articulação da instalação do Centro de Enologia em uma das unidades de Jundiaí

25 de julho de 2023 3:43 pm Etec, Institucional

Encontro ocorreu na sede da Administração Central do CPS, localizada no bairro Santa Ifigênia, na Capital I Foto: Roberto Sungi

Professores da Escola de Enologia Giovanni Battista Cerletti (GBC), instalada em Cornegliano, na Itália, visitaram a sede administrativa do Centro Paula Souza (CPS) nesta terça-feira (25). O coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Almério Melquíades de Araújo, e a Assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis, receberam a comitiva formada pelos docentes Luigi Franco e Mauro Zardetto; pela diretora do Departamento Escolástico do Consulado italiano no Brasil, Monica Faggionato; e pela diretora do Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif) Brasil, Paola Giusti Tedeschi.

O encontro faz parte de uma série de visitas promovidas para estimular o agronegócio, o turismo e a articulação da instalação do Centro de Enologia na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí, na Região de Campinas.

Franco é professor de Viticultura e Enologia da GBC e enólogo em renomadas vinícolas italianas. Zardetto também é professor da instituição, além de atuar como técnico em vinhos e membro fundador da Associação Veneto Brasile de Conegliano.

O projeto será dedicado ao ex-aluno do GBC, Celeste Gobbato, que, após concluir o curso de Enologia, em 1912, mudou-se para o Brasil e começou a dar aulas de Vitivinicultura em Caxias do Sul. O profissional foi o primeiro formador no assunto, em solo brasileiro. Sua bisneta, Carla Gobatto, o representou na reunião.

Também estavam presentes no encontro Eduardo Alvarez, responsável pela implantação do Centro de Enologia na Etec Benedito Storani; a diretora da unidade, Fabiana Lourençon Moraes; o coordenador do novo curso técnico em Viticultura e Enologia, Adilson Amatto; e a professora Veronica Pavan.

A Etec, localizada em Jundiaí, recebeu a comitiva italiana no dia 24 e terá uma aula especial para a primeira turma do curso técnico em Viticultura e Enologia na próxima quinta-feira (27), às 19h30. Os especialistas farão uma apresentação sobre a Escola de Cornegliano, a primeira instituição enológica da Itália em funcionamento, desde 1897.

“O objetivo dessa parceria é promover a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre os docentes e alunos da Etec e GBC, com foco nas ações realizadas na Viticultura e Enologia”, afirma Alvarez.

Além de conhecerem a Administração Central do CPS, os integrantes da comitiva visitaram as instalações do curso técnico em Gastronomia da Etec Santa Ifigênia.

Compartilhe


Veja também