Centro Paula Souza participa do 1º Encontro Estadual de Inclusão

O Centro Paula Souza participou do 1º Encontro Estadual de Inclusão – Trabalho, Emprego e Renda, realizado nesta quarta-feira, 15, em São Paulo. Promovido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e executado […]

17 de setembro de 2010 10:00 am Etec

O Centro Paula Souza participou do 1º Encontro Estadual de Inclusão – Trabalho, Emprego e Renda, realizado nesta quarta-feira, 15, em São Paulo. Promovido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e executado pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), o evento reuniu representantes de comissões municipais de emprego, lideranças sindicais, profissionais de recursos humanos e empresários, com o objetivo de discutir a inclusão de pessoas com deficiência, de jovens no mercado de trabalho, egressos do sistema penitenciário e a diversidade sexual para o intercâmbio de informações, experiências e a consolidação do trabalho integrado, gerando oportunidades igualitárias e solidárias para a sociedade global.

Clara de Souza Guimarães, responsável pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada da instituição, e Amauri de Jesus, da Sert, falaram sobre o Programa Aprendiz Paulista, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em agosto de 2009, para as mais de 450 pessoas presentes no evento.

Coordenado pela Sert em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, o Aprendiz Paulista tem como objetivo estimular e agilizar a inserção de estudantes de 14 a 24 anos, das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, no mercado de trabalho.

“O aluno que possui educação técnica tem a possibilidade de vivenciar o ambiente institucional e corporativo, aumentando seu leque de relações sociais. Para as empresas é importante em jovens que irão se tornar uma nova geração de profissionais qualificados”, explica Clara.

Aprendiz Paulista

O encontro entre os estudantes e as empresas que procuram profissionais aprendizes é feito por meio do Portal Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra do governo estadual que reúne três programas da Sert – Emprega São Paulo, Aprendiz Paulista e Jovem Cidadão. O estudante visualiza, no site do Aprendiz, as vagas adequadas ao seu perfil e ao curso em que está matriculado.

O programa também é uma forma de auxiliar e incentivar os empregadores a cumprirem a cota legal de contratação de aprendizes estabelecida no artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – que determina que as empresas contratem, na condição de aprendizes, entre 5% e 15% de seu quadro de funcionários, cujas funções demandam formação profissional.

O aprendiz contratado recebe salário e vale-transporte e tem direito a 13° salário, férias e FGTS. O contrato tem, no máximo, dois anos.

Cerca de 70 mil estudantes estão cadastrados no sistema.

Central de Atendimento
O Aprendiz Paulista tem uma Central de Atendimento para esclarecer as dúvidas dos alunos e das empresas relativas ao programa e à navegação no do Emprega São Paulo. O telefone é o 0800-770-7378 e o serviço está disponível de 2ª a 6ª feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h. O interessado também a opção de enviar e-mail para aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br ou comparecer a um dos 210 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em todo o Estado – os endereços estão no sitewww.emprego.sp.gov.br/pat.