Centro Paula Souza participa de programa de combate às drogas

Lançado nesta quarta-feira, 16, programa terá piloto na Escola Estadual Abino Cesar, na zona norte da Capital; estão previstas feiras itinerantes, palestras e outras atividades

26 de junho de 2019 5:55 pm Etec, Fatec

Por meio de atividades em sala de aula, iniciativa visa mostrar histórias reais de jovens que abandonaram o vício l Foto: Divulgação

Com informações da SEE

A Secretaria Estadual da Educação lançou hoje (26) o programa São Paulo contra as Drogas, na Escola Estadual Abino Cesar, localizada na zona norte da Capital, que receberá as ações como projeto-piloto. A iniciativa contará com a participação do Centro Paula Souza, por meio de cursos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. A parceria inclui a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Estado da Saúde e marca o Dia Mundial de Enfrentamento das Drogas celebrado nesta quarta.

O programa, que será estendido a toda rede estadual, inclui feiras itinerantes para abordar os efeitos das drogas no ambiente familiar, palestras, além de atividades em sala de aula para mostrar histórias reais de jovens que abandonaram o vício.

O projeto também contará com a participação do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) que divulgará oportunidades de estágios como forma de mostrar ao jovem as possibilidades que ele tem após sair da escola.

“Queremos falar com todos os adolescentes porque a droga atinge todas as camadas sociais, todas as idades. É nossa obrigação ajudar e erradicar, matando o mal pela raiz, e essa raiz começa na sala de aula, na conscientização de nossos jovens”, explica Maria Elizabeti Gambini, subsecretária de acompanhamento de São Paulo.

Feiras e palestras

Além da atuação conjunta com a Educação, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) montará uma feira itinerante em escolas para mostrar os efeitos das drogas no ambiente escolar, familiar e pessoal na vida do indivíduo. Outro braço de atuação será a promoção de palestras em conjunto com o Centro de Reestruturação para a Vida (Cervil), organização sem fins lucrativos que atua no apoio aos familiares.

“O papel do Estado é dar aos jovens a possibilidade de escolhas e queremos que eles façam boas escolhas. Que sejam proativos, tenham espírito empreendedor e comunitário. Este programa é de articulação entre secretarias porque o problema é de todos”, pontua o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascareti.

“O combate das drogas é um tema que afeta o cotidiano escolar e muda nosso fazer pedagógico. Por isso precisamos desse apoio conjunto”, pontua o diretor da Escola Estadual Abino Cesar.

Atualmente, São Paulo já conta com outras ações de enfrentamento às drogas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o Programa Recomeço e a Lei Antiálcool para Menores.

Compartilhe


Veja também