Centro Paula Souza participa da Caravana da Inclusão em Barretos, nesta sexta-feira

A 8ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, traz para o centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas

22 de setembro de 2017 9:00 am Etec, Fatec, Institucional

A Fatec Cruzeiro, na Região de São José dos Campos, foi sede do primeiro encontro | Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 22, a 8ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, chega a Barretos. Realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas.

Assim como ocorreu nos dois primeiros encontros, em Cruzeiro e Ipaussu, o Centro Paula Souza (CPS) participa da iniciativa, representado pela assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Alessandra Costa. Ela deve apresentar as ações da instituição relativas a aspectos pedagógicos, tecnologias assistivas e estrutura física para levar educação de qualidade aos jovens com os mais variados tipos de limitações.

Além do secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes, também participam do evento o diretor da Escola Técnica Estadual (Etec) Coronel Raphael Brandão, de Barretos, Evaldo Guimarães, e a coordenadora pedagógica da unidade, Estela Wiziack.

Ainda em 2017, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania passará pelos municípios de Barrinha, Ibiúna e Piracicaba. O evento é aberto ao público.

Cultura inclusiva

Nas Etecs e nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), a inclusão começa no processo seletivo. Já na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequadas. Os professores são constantemente capacitados para atender às necessidades específicas do estudante com deficiência.

Nos últimos cinco anos, foram treinados cerca de 2 mil funcionários do CPS em temas como integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

A cultura inclusiva também está presente na rotina das unidades da instituição, com seus projetos tecnológicos que anualmente são destaques em feiras de ciência de todo o País. Entre as invenções recentes dos estudantes estão aplicativos de celular para facilitar a vida de deficientes visuais, robô para auxiliar na educação de autistas, moda inclusiva, cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa, prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos.

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Local:
 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Barretos
Avenida C-1, 250 – Bairro Ide Daher
Quando: 22 de setembro, das 9 às 17 horas.

*Atualizada 22 de setembro, às 17 horas