Para concorrer é preciso ter concluído o Ensino Médio e comprovar experiência profissional na área do curso escolhido por meio de avalição e certificação de competências
São doze cursos disponíveis e a prova para certificação de competências do Ensino Técnico conta com 30 questões | Foto: Roberto Sungi
O candidato interessado em ingressar diretamente no segundo módulo de um curso técnico pode participar do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) que está em andamento. Para disputar a uma vaga remanescente do Vestibulinho, o estudante precisa ter concluído o Ensino Médio e comprovar, por meio de avaliação e certificação de competências, experiência profissional na área do curso. A inscrição pode ser feita até as 15 horas de 8 de novembro.
“É a partir da certificação de competências que nós conseguimos medir o conhecimento que esse aluno tem sobre o curso que está se candidatando. Para auxiliar, nós explicamos qual é o perfil de conclusão do primeiro módulo e quais requisitos que a pessoa precisa ter”, comenta o diretor do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead), Rogério Teixeira.
A disponibilidade de vagas de segundo módulo surge quando há desistência, transferência ou reprovação de alunos do curso. Para o primeiro semestre de 2024 há doze cursos (nas modalidades presencial e EaD) com inscrição disponível no Vestibulinho: Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
A validade do certificado de competências de segundo módulo é de dois semestres, ou seja, caso aprovado, o candidato poderá ser chamado pela Etec para vagas remanescentes até o semestre seguinte.
Avaliação
A prova para acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico será realizada em 10 de dezembro. São 30 questões direcionadas para avaliar as competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida pelo candidato. “Diferente da ‘prova comum’ do Vestibulinho, onde se cobra matemática, português e outras disciplinas básicas, nessa prova, são cobrados os conhecimentos específicos”, informa Teixeira. Será aprovado o candidato que acertar 50% mais uma questão.
Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024
O interessado em estudar em uma Etec deve fazer inscrição para o Vestibulinho, até as 15 horas, do dia 8 de novembro, exclusivamente, pela internet. O valor da taxa é de R$ 34. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.