Centro Paula Souza oferece 14 mil vagas em cursos técnicos sem construir escolas

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico, abriu 14 mil vagas para cursos técnicos no segundo semestre de 2011 apenas aproveitando infraestrutura existente. Ao todo, […]

29 de abril de 2011 2:02 pm Etec

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico, abriu 14 mil vagas para cursos técnicos no segundo semestre de 2011 apenas aproveitando infraestrutura existente. Ao todo, serão 179  classes descentralizadas,  unidades que funcionam sob a administração de uma Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Esse número inclui as salas de escolas estaduais, Centros Educacionais Unificados (CEUs) e convênios com a Prefeitura. As inscrições começam hoje e vão até 20 de maio, disponíveis no site www.vestibulinhoetec.com.br .

Para o próximo semestre, estão abertas 8.281 vagas para cursos técnicos em 105 escolas estaduais de 64 municípios paulistas e 1.445 vagas nos 22 CEUs da capital, fora outras 3.750 vagas em convênios com outras prefeituras paulistas. O Programa de Expansão da Educação Profissional Gratuita existe desde 2009 no regime de classes descentralizadas, em vez de se construírem novas e custosas estruturas. Cada escola estadual ou CEU trabalha em conjunto com a Etec mais próxima, que é responsável pelos cursos.

No caso dos CEUs, a Prefeitura indica unidades com salas disponíveis, que são vistoriadas para conferir as condições das instalações para a implantação dos cursos técnicos. Os mobiliários e equipamentos, como os notebook, são fornecidos pelo Centro Paula Souza.

Ao todo, o processo seletivo oferecerá 64.287, seja nas salas ociosas das parcerias, seja em suas 198 Etecs. As inscrições vão de 29 de abril a 20 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O Manual do Candidato estará disponível para download nesse site. O exame será no dia 19 de junho.