Evento integra a preparação para a COP 30 e discute ações de desenvolvimento sustentável e economia verde, no Parque Villa-Lobos, na Capital
Representante do CPS destacaram contribuição da instituição à pauta, por meio de cursos, pesquisas e parcerias | Foto: Roberto Sungi
Nesta terça-feira, (4), o presidente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias, e o vice-presidente, Maycon Geres, participaram do Summit Agenda SP+Verde, evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para debater o desenvolvimento sustentável e a economia verde. O evento oficial integra a preparação para trigésima edição da Conferência das Partes (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), a COP 30, que ocorrerá em Belém (PA).
Realizado no Parque Villa-Lobos, o encontro vai até quarta-feira (5), reunindo gestores públicos, pesquisadores e representantes do setor produtivo em torno de cinco eixos temáticos: Finanças Climáticas e Investimentos Verdes, Justiça Climática e Sociobiodiversidade, Resiliência Urbana e o Futuro das Cidades, Transição Energética e Descarbonização. A Economia Circular permeia toda a programação como tema transversal.
Por meio de cursos, pesquisas aplicadas e parcerias com o setor produtivo, a autarquia contribui para o desenvolvimento de soluções que fortalecem políticas públicas e práticas sustentáveis em todo o Estado. Segundo Clóvis Dias, a atuação do CPS está alinhada às discussões da agenda climática e às demandas do mercado por profissionais com competências técnicas voltadas à sustentabilidade. “A instituição amplia a integração entre ensino, inovação e práticas sustentáveis. Ofertamos cursos nas áreas de Meio Ambiente, Energias Renováveis, Construção Sustentável, Gestão Ambiental, ESG e Agronegócio, formações diretamente relacionados ao temas do evento”, afirmou o presidente.
Para Maycon Geres, o fortalecimento das agendas verdes passa também pela atualização constante dos currículos e pela aproximação com o setor produtivo. “Nós trabalhamos para que os conteúdos e projetos desenvolvidos nas unidades acompanhem as transformações tecnológicas e as necessidades de negócios sustentáveis. Essa conexão forma profissionais preparados para contribuir com soluções ambientais aplicáveis no cotidiano das empresas e das comunidades”, destacou o vice-presidente.
Inovação
Entre os destaques da programação do Summit Agenda SP+Verde está o espaço de inovação Floresta Digital, uma área de 200 m² sob curadoria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). O local recebe a apresentação de temas e experiências que mostram como a ciência aplicada pode transformar o planeta e gerar impactos reais na sociedade.
O público pode acompanhar debates, ativações e demonstrações tecnológicas inéditas, que unem propósito, criatividade e soluções regenerativas. Os gestores do CPS visitaram o estande, onde foram recepcionados pela secretária executiva da SCTI, Stephanie da Costa.

