Centro Paula Souza firma parceria com Instituto Arte na Escola

O Centro Paula Souza e o Instituto Arte na Escola firmaram uma parceria para capacitar professores na área de arte-educação. A Etec de Artes será a primeira instituição de nível médio (Ensino Técnico) na Rede […]

2 de junho de 2011 10:14 am Institucional

Oficina de desenho a carvão. / Acervo Instituto Arte na Escola.

O Centro Paula Souza e o Instituto Arte na Escola firmaram uma parceria para capacitar professores na área de arte-educação. A Etec de Artes será a primeira instituição de nível médio (Ensino Técnico) na Rede Arte na Escola, formada por 53 universidades brasileiras. Nesta quinta (2) o instituto entregou o primeiro lote de 30 DVDs com documentários sobre arte para montar uma midiateca.

Também os alunos da Etec de Artes participarão do programa, já que muitos se voltam para a monitoria em museus e outros equipamentos culturais. Em um segundo momento, professores de Artes de todo o Centro Paula Souza também serão capacitados. A coordenadora geral do polo é a diretora da Etec, Lucília Guerra e a coordenadora pedagógica, Janaína Soares, da Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico (Cetec).

Criado em 1989, o Instituto Arte na Escola atua por meio de três programas: formação continuada do professor, midiateca – o instituto doa, em etapas, um acervo de 162 DVDs com documentários sobre arte brasileira, que são emprestados nos polos para professores da rede regular de Educação Básica – e o Prêmio Arte na Escola Cidadã, que reconhece experiências educativas de qualidade no ensino de arte em todos os níveis da Educação Básica no Brasil (Infantil, Fundamental, Médio e EJA).

“Além disso, o Instituto Arte na Escola organiza encontros anuais com os coordenadores dos polos, para debater temas da aprendizagem da arte. No final de outubro haverá um encontro nacional em Inhotim”, informa Roseli Alves, coordenadora da Rede Arte na Escola, referindo-se ao local que abriga o Centro de Arte Contemporânea, maior museu ao ar livre da América Latina – em Brumadinho, MG.

Exposição fotográfica

Está em cartaz na Etec de Artes, em caráter permanente, a exposição fotográfica “Mudando de Estação”. Os alunos do curso Técnico em Eventos organizaram uma mostra dialogando imagens antigas da Casa de Detenção com registros atuais da Etec, localizada onde antes era o Pavilhão 2. O acervo histórico foi cedido por Ronaldo Mazzotto, antigo carcereiro do Carandiru, e as fotos atuais são dos próprios estudantes.

Oficina de arte com chita. / Acervo Instituto Arte na Escola.

Compartilhe


Veja também