Centro Paula Souza finaliza etapa do Programa Patrimônio em Rede com dois mil objetos catalogados

O Centro Paula Souza concluiu o mapeamento, identificação e cadastramento de dois mil objetos localizados nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que compõem o patrimônio histórico, tecnológico e cultural. A atividade […]

7 de dezembro de 2012 10:06 am Etec, Fatec

Fotografia de 1910 mostra aluno em oficina mecânica do arquivo da Etec GV. / Foto – Divulgação.

O Centro Paula Souza concluiu o mapeamento, identificação e cadastramento de dois mil objetos localizados nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que compõem o patrimônio histórico, tecnológico e cultural. A atividade faz parte do Programa Patrimônio em Rede, cujo objetivo é inventariar o patrimônio do Governo do Estado, distribuído em 26 Secretarias, 25 Autarquias e 17 Fundações, situadas na capital, interior e litoral. A realização é da Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo, administrada pela Casa Civil.

Para apresentar os resultados obtidos pelo Programa e as perspectivas para 2013, foi realizado o I Encontro Estadual do Programa Patrimônio em Rede na última terça-feira, 4, no Palácio dos Bandeirantes. Participaram do evento o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, a chefe de Gabinete do Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro, além de representantes do Instituto Butantan e da Secretaria da Educação.

“A instituição tem 43 anos, mas incorporou algumas escolas antigas e até três centenárias”, diz Elenice. “Esse projeto é muito importante porque vai mapear o acervo do Governo do Estado e reuni-lo em um banco de dados digital”.

A partir de 2013, todas as obras já inventariadas integrarão o sistema de Gerenciamento Eletrônico do Patrimônio em Rede (Gepre), ferramenta de gestão da Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e instrumento de difusão do patrimônio artístico.

“Em 2009 começou o Programa e em janeiro de 2012 realizamos uma capacitação para representantes do patrimônio de cada Fatec e Etec”, conta Cecília Machado, coordenadora do curso técnico em Museu da Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, na Capital. “Quatro estagiários do curso técnico em Museu revisaram as fichas de inventário preenchidas pelas unidades, além de tirar dúvidas”, completa.

Para coordenar o processo nas Fatecs, a responsável foi Juliana Verona, da unidade de Itu, enquanto na Administração Central, foi Maria Aparecida da Silva.

Participam do Programa Patrimônio em Rede a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam), por sua experiência em parcerias com os municípios paulistas, e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), por sua competência em tecnologia da informação.

Veja na página do Facebook do Centro Paula Souza galeria de fotos antigas das Etecs centenárias Getúlio Vargas http://on.fb.me/qFLqeP e Carlos de Campos http://on.fb.me/n9p1Lm, na Capital, e João Belarmino, em Amparo: on.fb.me/SDb6qw