Centro Paula Souza e Cultura Inglesa firmam acordo para cursos de aperfeiçoamento para 400 professores de inglês

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo de São Paulo responsável pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), assinou nesta quinta-feira, 26, um acordo com a Associação Cultura Inglesa para oferecer cursos […]

26 de julho de 2012 3:00 pm Etec, Fatec

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo de São Paulo responsável pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), assinou nesta quinta-feira, 26, um acordo com a Associação Cultura Inglesa para oferecer cursos de aperfeiçoamento aos professores de inglês da instituição. Formalizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a iniciativa vai beneficiar 300 professores de inglês das Etecs e 100 das Fatecs. O programa é gratuito e conta com a parceria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, afirmou que o projeto tem muito a contribuir com o ensino do Paula Souza. “Aumenta a importância da nossa rede com a possibilidade dos professores se especializarem”, disse.

“O Centro Paula Souza vem investindo muito na capacitação de seus professores, isso tem sido prioridade absoluta e este acordo vem ao encontro desse objetivo”, afirmou a diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá. Ela destacou o reconhecimento nacional da Cultura Inglesa e ressaltou que o domínio do inglês é fundamental no mercado de trabalho. Também participou da assinatura a gerente geral da Cultura Inglesa, Lorraine de Matos.

Presencial e online

A Cultura Inglesa dará cursos em suas unidades sobre prática pedagógica e aprimoramento linguístico em até seis módulos de 64 horas cada. Também disponibilizará acesso ao portal virtual para aprendizagem de línguas.

A PUC-SP oferecerá cursos de especialização presencial e de aperfeiçoamento online por meio de seu Departamento de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael), que poderão ter duração de 360 horas. Também vai oferecer 11 pacotes online para estudo individual, leitura de textos e fóruns de discussão, além de promover workshops mensais na Grande São Paulo e semestrais no interior do Estado. O Paula Souza fará avaliação do curso e do desempenho dos participantes.

Para este ano, o curso poderá começar a ser oferecido nas unidades da Cultura Inglesa em Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca,  Osasco, Presidente Prudente, Santo André, Santos, São Paulo (nas unidades Santo Amaro,  Butantã/Pinheiros e Mooca/Penha), Sorocaba e Taubaté.

Em 2013, estuda-se a ampliação do programa para Diadema, Mauá, Mogi da Cruzes, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo (unidades Higienópolis e Vila Mariana). O acordo tem vigência de quatro anos.

Para participar, o professor deve se submeter a um teste de proficiência que vai determinar o tipo de curso em que será inscrito.

Aprimoramento

A Cultura Inglesa já tem uma experiência de mais de 15 anos de parceria com a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Atualmente, são atendidos 351 professores da rede de ensino. Isto vem contribuindo para a concepção e desenvolvimento do Programa de Formação Contínua de Professores de Inglês da rede pública.

Atualmente, o Centro Paula Souza promove o Programa de Intercâmbio Cultural, que leva anualmente 500 alunos e 100 professores para cursos de inglês fora do País.