O Centro Paula Souza vai capacitar, nesta quarta-feira, 20, mais 45 professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para atender estudantes com deficiência em parceria com a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual […]
Alessandra Costa (de branco) e professores na capacitação – Foto: Divulgação
O Centro Paula Souza vai capacitar, nesta quarta-feira, 20, mais 45 professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para atender estudantes com deficiência em parceria com a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara). O curso “Práticas pedagógicas para acompanhamento de alunos que possuem deficiência” aborda a utilização de tecnologias assistivas, novas metodologias de ensino para serem aplicadas em sala de aula e a legislação relacionada às pessoas com deficiência.
Além disso, a capacitação orienta os professores sobre o uso de aparelhos adquiridos pelo Centro Paula Souza para auxiliar estudantes com deficiência visual. No ano passado, a instituição investiu R$ 500 mil na compra de 67 equipamentos com tecnologia de ponta, como leitores digitais, scanners especiais, lupas eletrônicas e máquinas de escrever em Braille.
“A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pelo Centro Paula Souza no sentido de ampliar o acesso das pessoas com deficiência à formação profissional e, assim, facilitar sua entrada no mundo do trabalho”, diz Laura Laganá, diretora superintendente da instituição. Estudam atualmente nas Etecs e Fatecs cerca de 500 alunos com algum tipo de deficiência, sendo a visual a mais frequente. Entre outras ações, o Paula Souza disponibiliza transporte e mobiliário adaptados, tecnologias assistivas, intérprete de libras para acompanhamento nas aulas e professores cuidadores para auxiliar estudantes que têm, por exemplo, paralisia cerebral ou déficit de atenção.
“O acesso à pesquisa e informação faz a pessoa com deficiência escalar a montanha do desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional”, afirma a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella.
Palestras e workshops
A parceria entre o Centro Paula Souza e a Associação Laramara já capacitou 70 docentes a partir 2014 para lidar com os aparelhos. Desde 2009, mais de 1.500 professores de Etecs foram capacitados por meio de cursos, palestras, workshops, seminários, fóruns e simpósios para atuar com alunos que possuem algum tipo de deficiência.
“É notável a evolução dos alunos com deficiência a partir do uso das tecnologias assistivas. Por isso, acreditamos que as capacitações para professores aprimoram o processo de ensino-aprendizagem e, como consequência, contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e sua preparação para o mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de Projetos de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Centro Paula Souza, Alessandra Aparecida Ribeiro Costa. O gestor de projetos e parcerias da Laramara, Cristiano Gomes, destaca a importância da capacitação conjunta: “A parceria assegura que os estudantes com deficiência visual de escolas técnicas do Estado de São Paulo possam contar com a mais avançada tecnologia de acessibilidade e com todo o suporte da Laramara, que é uma entidade comprometida com a inclusão social”.