Capacitação para Robocode tem inscrições até dia 16

Curso tem objetivo de preparar professores para que, junto a alunos, participem da décima edição do torneio; primeira fase das disputas vai até 30 de agosto

10 de março de 2022 10:54 am Etec, Institucional

Curso apresenta o software usado por alunos e professores na participação do torneio | Foto: YouTube Robótica Paula Souza

Professores do Centro Paula Souza (CPS) ligados ao eixo de Informação e Comunicação e à área de Robótica podem se inscrever para o curso de capacitação Programação Java Na Plataforma Robocode. A oportunidade visa apresentar e preparar os docentes para que, junto aos alunos, participem da 10ª edição do torneio Robocode. As inscrições vão até o dia 16 de março e o curso online acontece entre 1º de abril e 7 de maio.

A capacitação é uma forma de apresentar ao docente uma plataforma que serve como ferramenta de apoio para utilização em sala de aula. “O método promove o trabalho de diversas habilidades, como comunicação, liderança, trabalho em equipe, capacidade de análise, destreza e criatividade”, explica o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza. “Ao participar do torneio de Robocode, os professores colocam em prática os estudos e conhecimentos adquiridos.”

Na disputa, as equipes participam de um jogo de programação usando o Software Robocode®, cujo objetivo é desenvolver ou adaptar um tanque de guerra para a batalha em uma arena virtual, usando a linguagem de programação Java.

A professora da equipe da Robótica Paula Souza Andréia de Cássia aponta que a competição desenvolve o pensamento estratégico dos participantes. “Por meio do raciocínio lógico e da lógica de programação, os participantes precisam criar estratégias de combate para vencer o desafio”, explica. O trabalho em equipe é outra importante habilidade desenvolvida, já que os membros do grupo precisam pensar em conjunto formas de vencer a batalha, mesmo desconhecendo o código fonte do robô adversário. “Além disso, o cenário do jogo, pode ser utilizado como forma de apresentar conceitos de matemática e física, promovendo, também, a interdisciplinaridade”, acrescenta Andreia.

As inscrições das equipes e a primeira fase de disputas internas da décima edição do Robocode acontece até 30 de agosto. A equipe vencedora da primeira etapa representa a unidade escolar na segunda fase, no dia 28 de setembro. As batalhas poderão ser acompanhadas pelo canal da Robótica Paula Souza no YouTube.

Cronograma das atividades:

  • Live de apresentação Robocode – Diversão e Aprendizagem: Dia 15 de março, às 13h30. A transmissão acontece pelo canal da Robótica Paula Souza, no YouTube;
  • Inscrições e realização da primeira fase (na Unidade Escolar): De 3 de fevereiro até 30 de agosto;
  • Submissão dos robôs e indicação dos vencedores da primeira fase: Até 30 de agosto;
  • Segunda fase, realizada entre os vencedores de cada Unidade Escolar: Dia 28 de setembro;
  • As batalhas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Robótica Paula Souza, no Youtube.

Compartilhe


Veja também