Batom feito com resíduos de café é desenvolvido por estudantes de Sorocaba

Um trabalho desenvolvido pelos alunos da Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, teve como base o cruzamento de duas informações: o Brasil é o maior produtor de café do mundo e o terceiro […]

31 de janeiro de 2014 12:29 pm Etec

Foto – Divulgação.

Um trabalho desenvolvido pelos alunos da Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, teve como base o cruzamento de duas informações: o Brasil é o maior produtor de café do mundo e o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos. Ou seja, temos uma matéria prima abundante, que talvez pudesse ser usada em produtos de beleza. Os estudantes chegaram, então, a um batom que utiliza óleo essencial de café em sua fórmula. O projeto foi apresentado na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em 2013.

De acordo com a orientadora do trabalho, a química industrial Regina Célia Modesto Raszl, a unidade procura incentivar o uso de resíduos nos projetos desenvolvidos pelos alunos. A mesma orientação teve o grupo de estudantes do curso técnico em Química, que passou a pesquisar quais produtos poderiam ser criados a partir da borra de café.

Eles conseguiram extrair óleo essencial dos resíduos e agregaram etanol comercial para substituir a parafina e outros óleos emolientes comumente usados na fórmula dos batons. O produto final tem um tom de marrom avermelhado e odor de café, mas não tem o sabor do fruto.

As pesquisas sobre os resíduos do café mostraram ainda que era possível reaproveitar as fibras insolúveis brutas do pó da borra para enriquecer a farinha de trigo. Esse outro subproduto pode ser usado na panificação.

Segundo Regina, muita gente visitou o estande do projeto na Feteps perguntando se os alunos patentearam os produtos, ideia que não está descartada. A iniciativa dos alunos Luan Carlos Strombek Honório, Lucas Idacir Sbrugnera Nazato e Matheus Gomes Xavier foi premiada como a melhor na Categoria 7 – Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Biotecnologia.

Compartilhe


Veja também