Banco de Tintas da Fatec Jundiaí concorre a prêmio internacional

Desenvolvido por estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, projeto prevê ponte entre quem gera resíduos de pintura e quem quer aproveitar as tintas

1 de dezembro de 2023 10:07 am Projetos

Ana Carolina Veredas (à direita) apresenta o projeto em podcast no Fórum Nordeste de Economia Circular l Foto: Movimento Circular

Um projeto desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí, localizada na Região de Campinas, é um dos finalistas da primeira edição internacional do Prêmio por um Mundo Sem Lixo. Marcada para o próximo sábado (2), a competição envolve trabalhos de jovens de toda a América Latina.

O Banco de Tintas foi elaborado por Adriana Santos, Fellipe dos Santos e Lucas Santiago, alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental. O projeto conquistou a vaga na final ao vencer o Desafio Circular 2023, concorrendo com cerca de 90 ideias, que representavam 13 estados.

A competição é promovida pelo Movimento Circular, iniciativa multissetorial que incentiva o desenvolvimento sustentável de novos processos, produtos e atitudes para uma sociedade sem desperdícios.

“A finalidade do Banco de Tintas é ser uma ponte entre quem gera resíduo e não sabe como descartar corretamente e, na outra ponta, pessoas que tenham interesse em utilizar essas tintas”, explica a orientadora do projeto, Ana Carolina Veredas – veja aqui o vídeo de apresentação do Banco de Tintas no Desafio Circular 2023.

A viabilidade da ideia foi um dos diferenciais para a conquista do primeiro lugar na competição, segundo a orientadora. “É um projeto de baixo custo, alto impacto e boa reprodutibilidade. Pode ser implantado em qualquer lugar e em diversas escalas de complexidade”, comenta. O Banco de Tintas também foi apresentado no primeiro Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), no dia 25 de novembro.

Projeto multidisciplinar e intercursos

A professora conta que a ideia surgiu antes da pandemia, em debates e reflexões multidisciplinares sobre o impacto das atividades de pintura nos meios hídricos. “Os alunos conversaram com pintores e lojas de tintas. A partir daí, propuseram diversas soluções para reduzir esse prejuízo ao meio ambiente. Durante a apresentação dos resultados, chegamos à criação do Banco de Tintas.”

Atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da Organização das Nações Unidas (ONU) – “cidades sustentáveis” –, o projeto tem como foco principal reduzir os impactos dos resíduos de pintura, preservar a qualidade das águas, promover a economia circular e melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda.

A previsão é implantar o Banco de Tintas em escala piloto no campus da Fatec. Além do espaço físico para armazenar as sobras dos pigmentos, o projeto prevê o desenvolvimento de um software ou aplicativo para gestão de dados, como cadastramento de interessados – tanto em doar como em utilizar as tintas –, cores disponíveis e quantidade em estoque. A plataforma será desenvolvida com a colaboração dos alunos dos cursos da área de tecnologia da informação.

Vestibular

Além de Gestão Ambiental, a Fatec Jundiaí oferece outras oito graduações, totalizando 400 vagas no Vestibular para o primeiro semestre de 2024: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados, Defesa Cibernética, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Logística Integrada, Gestão Empresarial e Sistemas Embarcados.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 12 de dezembro, pelo site vestibularfatec.com.br. As Fatecs oferecem 19.445 vagas distribuídas entre as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.