Ascensão profissional é um dos apontamentos do Relatório Socioeconômico que traçam perfil dos ingressantes do Vestibular das Fatecs no primeiro semestre de 2025
Relatório socioeconômico indica que maioria dos ingressantes das Fatecs cursou Ensino Médio em escola pública | Foto: Roberto Sungi
O Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2025 aprovou 17.617 candidatos no Ensino Superior gratuito do Centro Paula Souza (CPS). Os novos ingressantes estão motivados a aprimorar suas habilidades profissionais e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Os dados fazem parte do Relatório Socioeconômico, levantamento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), instituição responsável pelo processo seletivo.
Entre os aprovados, 66,61% cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública e possuem renda familiar de até cinco salários mínimos (79,04%). A atuação no mercado profissional já é uma realidade para 57,94% dos novos alunos.
A pesquisa também mostra que 25,54% dos aprovados escolheram fazer uma graduação tecnológica na Fatec para melhorar o desempenho profissional, seguida por aqueles que buscam facilitar uma ascensão profissional (19,96%) ou possuam interesse na área escolhida (18,24%).
“A formação tecnológica de qualidade, alinhada às demandas do mercado, atrai estudantes que buscam aprofundar conhecimentos, obter um diploma de nível superior e crescer profissionalmente”, afirma o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. “Comprometidos com o futuro, os jovens enxergam nas Faculdades de Tecnologia do Estado um caminho para a ascensão na carreira”, completa o vice, Maycon Geres.
Vestibular das Fatecs
As inscrições para o Vestibular das Fatecs estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 15 horas, do dia 6 de junho. O interessado deve preencher a ficha, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 50, conforme orientações disponíveis no Manual do Candidato e na Portaria do Vestibular.
O processo seletivo oferece 12.550 vagas para cursos superiores de tecnologia presenciais e a distância, gratuitos, distribuídos pelas 82 unidades do Estado de São Paulo. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que, no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.
No momento da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção. Caso haja interesse, o candidato pode optar por outra formação, em qualquer Fatec e período. O interessado pode realizar mais de uma inscrição, desde que pague a taxa correspondente para cada uma.