Aos 16 anos, aluno de Etec do interior cria empresa de jogos digitais

Um dos jogos criados pelo estudante da Etec de Santa Rosa de Viterbo, na região de Ribeirão Preto, conquistou terceiro lugar entre os aplicativos pagos mais baixados da Play Store

11 de abril de 2024 9:16 am Etec, Projetos

Ao colocar em prática o aprendizado obtido em sala de aula, Davi Reis já criou seis jogos para celular e computador | Foto: Divulgação

Inspirado nas aulas de História e em jogos como Pitfall – onde o jogador controla o aventureiro Pitfall Harry em busca de tesouros espalhados pela floresta – o aluno Davi Reis, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Santa Rosa de Viterbo, criou o game Tamoios. Disponível na Play Store, o jogo do estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Programação de Jogos Digitais foi lançado em fevereiro deste ano e já soma mais de 500 downloads. O enredo retrata o movimento de resistência indígena do século 16 contra colonos portugueseses, conhecido como Confederação dos Tamoios. O objetivo do jogo é fazer com que o personagem principal Aimberê consiga driblar a catequização portuguesa e derrotar os jesuítas.

Um mês após o lançamento, o game Tamoios conquistou terceiro lugar entre os aplicativos pagos mais baixados da Play Store. “Eu ainda não acredito que consegui chegar a esse nível, é uma sensação incrível”, comenta Davi.

Aos 16 anos, o jovem abriu a própria empresa focada em jogos digitais. “A Kings Games surgiu naturalmente. Hoje tenho quatro jogos lançados para celular Android e dois para computador. Meu objetivo é lançar os games em outras plataformas, bem como criar um podcast focado em tecnologia e abrir uma empresa física”, comenta.

Davi conta que o curso de Programação de Jogos Digitais auxiliou muito na construção da parte lógica e no melhoramento da arte. “Quero continuar estudando e me aperfeiçoando nessa área”.

O professor de desenvolvimento de jogos Daniel Luís Dias da Silva pontua os benefícios que a formação pode trazer para o estudante. “Além do conhecimento técnico, o curso trabalha pontos como criatividade e design, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. O diferencial do aluno foi identificar e resolver problemas de forma eficiente, uma competência valiosa que será fundamental em sua jornada como desenvolvedor de jogos”, ressalta o professor.

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