Animação em stop motion da Etec de Leme se destaca pelo uso de materiais recicláveis

Com muita influência nerd e um olhar afinado para os rumos do planeta, cinco estudantes de Comunicação Visual da Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Salim Sedeh, de Leme, foram responsáveis pela criação e desenvolvimento do […]

2 de fevereiro de 2016 3:33 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Pôster do filme lembra a atmosfera sombria das animações de Tim Burton

Com muita influência nerd e um olhar afinado para os rumos do planeta, cinco estudantes de Comunicação Visual da Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Salim Sedeh, de Leme, foram responsáveis pela criação e desenvolvimento do curta-metragem em stop motion Futuro Esquecido, feito com materiais recicláveis e baixo custo. Stop motion é uma técnica de animação que, frequentemente, utiliza bonecos feitos com massa de modelar.

Michele Gonçalves, Jonas Rodrigues, Bruno Albino, Carlos Zaccaro e Augusto do Carmo desenvolveram o projeto como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação do professor Luiz Fernando da Silva Beck. Eles conquistaram o primeiro lugar na categoria Artes, Cultura e Design da 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, no ano passado.

O filme de 13 minutos é o capítulo inicial de uma série roteirizada por Michele e Augusto. O casal de namorados teve a ideia de utilizar o projeto como TCC já no primeiro semestre do curso de um ano e meio. Inovação foi um dos motivos. “Todo mundo que faz comunicação visual acaba apresentando identidade visual, logotipos. Nós pensamos no stop motion, pois vimos como era feita a técnica em uma aula na Etec”, explica Michele.

Além de variar na temática, o grupo também quis diferenciar o modo de fazer, já que essa técnica de animação é bastante difundida. “Eles queriam gerar algo diferente, não queriam competir com as grandes produções. Então foram pegando coisas da rua, sucata. Pensaram no diferencial e na viabilidade financeira”, afirma Beck. Para a montagem, Michele aproveitou suas habilidades com a porcelana fria – também conhecida como biscuit – para esculpir os rostos dos personagens. O movimento foi possível com a implantação de imãs na cabeça dos bonecos, com corpos feitos de arame. O cenário também é criação do grupo.

A gravação, em um estúdio construído exclusivamente para a produção do filme, durou três meses – mais de cinco mil fotos foram tiradas e editadas para a montagem. Os alunos também fizeram a dublagem da produção. “Eles ultrapassaram todas as expectativas e foram aplaudidos de pé na apresentação do TCC”, conta Beck sobre a dedicação da equipe.

Futuro Esquecido

No filme, o político Victor Hammstein, dono da cidade Gray – que, não por acaso, significa ‘cinza’ em inglês – descobre um vírus capaz de destruir a humanidade, já castigada pela poluição e degradação ambiental que tomaram conta do planeta. Ciente de seu plano, um de seus empregados, o cientista Albert, busca meios de derrotar o vilão.

O nome do personagem principal é referência a Albert Einstein. “É o primeiro nome em que todo mundo pensa quando se fala em ciência”, diz Michele. Assim como a lembrança do físico que publicou a Teoria da Relatividade, o filme deixa traços fáceis de reconhecer aos cinéfilos e geeks: a marca de Tim Burton, um dos mais consagrados diretores de animação contemporâneos, é nítida.

Além disso, o curta faz alusões a Star Wars, Dragon Ball, às séries Um Maluco no Pedaço e O Mundo de Beakman, populares entre quem cresceu nos anos 1990, o game Mario Bros, e até Harlem Shake, um viral da internet de 2013.
A produção dos próximos dois episódios da série, já escritos, ainda não tem previsão, mas está nos planos do grupo. Os alunos concluíram o curso técnico em 2015.